WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tudo Radio
[07/03/12]  Câmara cria subcomissão para analisar padrões digitais para o rádio

A Câmara dos Deputados criou uma subcomissão que vai dar prosseguimento aos trabalhos de análise dos padrões digitais para o rádio no Brasil. A Subcomissão Especial para Digitalização do Rádio será presidida pelo deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) e tem o objetivo de contribuir para o debate sobre a escolha do padrão digital mais adequado às características do país.

Além dos produtos norte-americano (HD Radio) e europeu (DRM), será avaliado também o japonês. Representantes da subcomissão já estiveram nos Estados Unidos e recomendaram à Ibiquity, que produz o HD Radio, que é fundamental que o padrão seja adaptado a celulares e demais dispositivos móveis.

Segundo depoimento do deputado à Abert, a intenção da subcomissão é contribuir para o debate sobre a escolha do padrão digital mais adequado às características do país e às exigências da sociedade, em especial, as camadas mais humildes da população. Ele disse ainda que, o rádio, em sua origem, revolucionou as ideias e colaborou para a consolidação da democracia no país.

O deputado disse ainda que membros da subcomissão visitaram emissoras AM e FM dos Estados Unidos, onde funciona o sistema HD de rádio digital. Eles marcaram presença também na National Association of Broadcasters (NAB), que representa o setor.

O presidente da subcomissão listou ainda os requisitos para que a implantação da nova tecnologia seja bem sucedida no Brasil. “Acho que o grande problema técnico é a passagem do sistema analógico para o digital. É como adaptar a forma híbrida para que a população possa adquirir receptores a um baixo custo, além da inserção dessa tecnologia nos dispositivos móveis”, ressaltou.

Com informações da Abert