WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Minicom
[29/11/12]  Rádio digital: conselho consultivo apresenta balanço de testes

Medições foram realizadas em quatro capitais. Resultados estão disponíveis no site do MiniCom

Brasília, 28/11/12 – A segunda reunião do Conselho Consultivo do Rádio Digital, realizada nesta quarta-feira, teve como foco os testes que o Ministério das Comunicações e o Inmetro realizaram em quatro capitais brasileiras com os padrões HD Radio (norte-americano) e DRM (europeu). Os testes foram concluídos em julho e estão sendo estudados pelo conselho, formado por representantes do Governo federal, do Poder Legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria.

De acordo com a coordenadora-geral de Avaliação de Outorgas substituta, Elza Fernandes, o objetivo da reunião foi apresentar uma visão geral dos testes e mostrar como foram feitas as medições, tanto para rádios comerciais quanto comunitárias. Elza Fernandes ressalta que os testes técnicos representam apenas uma etapa da discussão e que ainda não é possível definir qual padrão será adotado pelo Brasil.

“Estamos levantando as questões que ainda precisam ser estudadas. Esse é o momento para se pensar a parte técnica, mas não podemos nos esquecer das outras questões envolvidas, como serviços, produção tecnológica, aspectos econômicos e diplomáticos. Ainda temos muita coisa para discutir”, afirmou.

A próxima reunião do conselho consultivo está marcada para a próxima sexta-feira, 7 de dezembro, e contará com um debate com representantes dos sistemas DRM e HD Radio.

O encontro seguinte, no dia 13, terá a participação de pesquisadores do Rio de Janeiro que trabalham na aplicação do middleware Ginga no rádio digital.

Os resultados dos testes realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília estão disponíveis no site do Ministério das Comunicações. Para acessá-los, clique aqui.