WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: ABERT
[06/09/12]  Relatório da subcomissão do rádio digital fica pronto no próximo mês, garante deputado

A Subcomissão do Rádio Digital da Câmara dos Deputados prepara um estudo sobre as tecnologias de rádio digital das marcas HD (norte-americana) e DRM (europeia), as mais difundidas no mundo. De acordo com o presidente da comissão, deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), o documento refletirá a “escolha política” da Casa. “Além disso, ele terá uma formatação técnica para amparar a decisão que será tomada pelo ministro Paulo Bernardo”, afirma o parlamentar em entrevista à Abert. Segundo ele, o relatório fica pronto no próximo mês. Confira os principais trechos da entrevista.

1) Quais são as novidades do trabalho da subcomissão do rádio?

No ano passado, visitamos a sede da Ibiquity, as emissoras de rádio que operam em sistema HD, e entidades que tem ligação com radiodifusão nos Estados Unidos. Recentemente visitamos a Alemanha para conhecer de perto o sistema operacional do consórcio DRM. O objetivo foi avaliar os dois sistemas do ponto de vista técnico e operacional. Estamos levando em conta a capacidade de adaptação das tecnologias para a transferência ao Brasil e a sua nacionalização.

2) O senhor pode adiantar algumas conclusões desse trabalho?

Como o relatório não foi finalizado ainda, me reservo no direito de não adiantar nenhuma informação, ou mesmo opinião pessoal. Ambos os modelos têm pontos positivos e negativos, que serão analisados tecnicamente para ser entregues ao Ministério das Comunicações. Além de ser a escolha política da casa,o documento terá uma formatação técnica para amparar a decisão que será tomada pelo ministro Paulo Bernardo.

3) Por que o senhor solicitou a prorrogação dos trabalhos da Comissão?

O relator Sandro Alex (PPS/PR) me pediu a prorrogação para que ele possa aprofundar e detalhar todos os aspectos e, obviamente, fundamentar a sua decisão. Queremos amparar o Ministério das Comunicações com um documento sério. O relatório será o resultado de observações feitas por vários deputados, técnicos do órgão, e por representantes dos dois sistemas.

4) Vocês estão trabalhando em parceria com o Ministério das Comunicações?

Sim. Inclusive, nas duas visitas que fizemos aos diferentes países, os técnicos do ministério estavam presentes. Eles estão acompanhando os trabalhos pontualmente. Não tenho nenhuma dúvida de que até o final de outubro o relator entregará o documento à comissão para que possa ser apreciado e votado.