WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: EBC
[13/02/13]  "Rádio digital pode fazer meio se aproximar dos jovens", diz pesquisador

A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora nesta quarta-feira (13) o Dia Mundial do Rádio. Para celebrar a data, o Portal e as Rádios EBC promoveram um bate-papo especial para discutir a importância histórica do rádio e seu futuro na era digital.

Participaram da conversa a editora-chefe do serviço brasileiro da Rádio França Internacional (RFI), Maria Alencar; e o professor doutor e vice-coordenador do mestrado em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), João Batista Junior. A mediação foi da gerente regional das rádios EBC de Brasília, Taís Ladeira.

Com declarações apaixonadas pelo veículo, Maria Alencar lembrou a sua trajetória profissional. “Eu trabalho no rádio há 30 anos e continuo apaixonada por este veículo. A missão da Rádio França é quase pedagógica, de apresentar o mundo para quem não tem acesso”, afirmou. Ela citou uma pesquisa que saiu hoje em Paris, de onde participou do hangout, que as pessoas ouviram mais rádio em 2012 do que em 2011.
João Batista lembrou o papel de prestação de serviço do rádio, principalmente em regiões afastadas do país. “A prestação de serviço não pode ser esquecida, mesmo que alcance só três pessoas”, comentou.

Sobre a digitalização do rádio, o professor doutor apontou a possibilidade do fenômeno fazer com que o meio se aproxime dos jovens. “A rádio ainda está afastada dos jovens, e a digitalização pode ajudar neste sentido”, ressaltou, informando que o rádio fica com apenas 4% da fatia de toda a publicidade veiculada na mídia.
O encontro foi transmitido via hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+. Além do Porta EBC, participaram da transmissão as rádios Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões.

A digitalização do rádio vai possibilitar melhor qualidade de áudio e recursos como a multiprogramação (várias programações em um mesmo canal) e o envio de informações por meio de mensagens de textos que poderão ser lidas em um visor no próprio aparelho. Com a digitalização, o sinal do rádio poderá ser recebido diretamente em computadores, telefones celulares, tablets e televisores.

Pieranti explica que, ao contrário da digitalização da televisão, não existe a previsão de um desligamento total do sistema de rádio analógico. “Por enquanto, vamos manter [as duas tecnologias]. É claro que quando se fala em uma tecnologia dessas, um dia se espera desligar. Mas esse dia, no caso do rádio, é imprevisível neste momento”, acrescenta.

Os testes para a implantação do novo sistema são acompanhados pelo Conselho Consultivo do Rádio Digital, formado por representantes da sociedade civil, do governo federal, do setor de radiodifusão (comercial, educativa, comunitária e pública), da indústria (recepção, transmissão e audiovisual), das instituições acadêmicas e dos anunciantes. A próxima reunião está marcada para o dia 28 de fevereiro.

A gerente de rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Taís Ladeira, defende que a digitalização do rádio brasileiro seja feita para todas as frequências, inclusive as ondas curtas. Segundo ela, a empresa vai trabalhar para que a digitalização do rádio seja uma possibilidade de universalização da comunicação pública.

“Não podemos fazer com que os cidadãos brasileiros sejam separados em primeira e segunda classe: os de primeira classe, dos centros urbanos, que recebem qualidade digital nas FMs e os de segunda classe, das localidades mais remotas, que não podem ter uma comunicação em ondas curtas com qualidade digital e com toda a capacidade de interatividade que o rádio digital vai trazer”.