WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Minicom
[01/03/13]  Reabertos os estudos para a implantação do rádio digital no Brasil

Conselho consultivo teve primeira reunião do ano e discutiu a necessidades de novos testes com os padrões avaliados

Repórter: O Ministério das Comunicações deu mais um passo nos estudos sobre a implantação do rádio digital no Brasil. O grupo criado para ajudar o governo a decidir qual a melhor tecnologia fez a primeira reunião de 2013 nesta quinta-feira (28 Fev). Na pauta, a possibilidade de realizar novos testes com os padrões norte-americano e europeu. No ano passado, o ministério fez uma parceria com Inmetro e testou a cobertura dessas tecnologias em quatro capitais. O resultado, no entanto, deixou a desejar. É o que explica o diretor de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Octavio Pieranti.

Octavio Pieranti, diretor de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom: “Os testes realizados até 2012 apresentaram uma cobertura bem inferior àquela esperada. Ambos os sistemas funcionam, isso não está em questão. Mas a cobertura ainda é muito inferior e isso gerou uma preocupação em todos os segmentos da radiodifusão. O que temos que planejar, agora, é como aumentar essa cobertura”

Repórter: Entre as possibilidades consideradas pelo grupo está, por exemplo aumentar a potência do sinal digital nos novos testes. Isso evitaria interferências no sinal analógico, já que as duas tecnologias vão conviver lado a lado/quando o rádio digital for implantado. É o que acontece atualmente com a TV. O conselho consultivo do rádio digital reúne representantes de vários setores envolvidos com a questão, como governo, radiodifusores, pesquisadores e fabricantes.