WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: E-Thesis
[05/06/07]  WiMAX e femtocell

A nex-G fechou parceria com IBM e Nu Horizons Electronics Asia para desenvolvimento de sua estação de base de WiMAX móvel, de modo a aumentar a extensão global de seus produtos. A colaboração visa o ecossistema completo de players globais para o mercado sem fio, ao combinar a experiência da nex-G em tecnologias de acesso em banda larga sem fio, a da IBM em soluções globais de tecnologia e o canal mundial de distribuição de vendas da Nu Horizons.

A estação de base será desenvolvida com a ajuda de um microprocessador baseado no Power PC 970 da IBM, que atuará como unidade central de tratamento externo. Neste modelo de negócios, os desenvolvedores da nex-G, fabricantes e marketing completam os canais de venda da estação de base. A nex-G também dá o suporte de referência para a elaboração da estratégia de vendas, através da Nu Horizons e dos distribuidores de produtos microeletrônicos da IBM.

"Nós precisávamos trabalhar em associação devido à extensão global da microeletrônica e ao desenvolvimento dos negócios. Escolhemos a IBM que nos deu uma solução sem costura e que nos permite trabalhar a partir da plataforma do PowerPC para nossas soluções de valor agregado em WiMAX ", disse Ronnie Persad, CEO da nex-G.

Depois das estações de base de WiMAX e Mesh Wi-Fi, femtocell é o próximo foco de desenvolvimento do roadmap da nex-G. Femtocell oferece oportunidades de uso em residências e pequenos escritórios e pode ser implementado como alternativa ao Wi-Fi e ao acesso móvel não licenciado (UMA). Este, inclusive foi outro ponto que pesou na escolha da IBM como parceira, pois esta tem forte penetração no mercado asiático, liderança que deve se manter nos próximos anos, e que se configura um passo natural na exploração e uso da tecnologia da asiática da IBM para a próxima plataforma da nex-G de soluções em femtocell.