WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: E-Thesis
[07/11/07]  Unwired: membro WiMAX no Femto Forum

A Unwired tornou-se o primeiro membro australiano do Femto Forum, recente associação da indústria independente que suporta o desenvolvimento mundial de femtocell. O web site da associação descreve que femtocells são exclusivamente uma tecnologia para redes celulares, com o que, o CTO da Unwired, Eric Hamilton, não concorda. Segundo ele, não há razão de que não se possa usar femtocells com WiMAX, agora incorporado à família de standards de 3G e outras tecnologias celulares pela União Internacional Internacional de Telecomunicações (UIT).

"Estamos sempre buscando caminhos para aumentar a cobertura indoor", disse Hamilton ao website australiano iTWire. No entanto, enquanto as femtocells de 3G estão ao ponto da viabilidade comercial, seu equivalente de WiMAX está num estágio menos desenvolvido. Hamilton disse que a Unwired iniciou conversações sobre tecnologia de femtocells em WiMAX com diversos fabricantes, apesar de não citar nenhum acordo ou nome de companhias envolvidas com este tipo de desenvolvimento. De qualquer forma, ele deixou clara a sugestão de que femtocells de WiMAX estão a caminho.

O operador que, por enquanto, detém a maior rede de WiMAX do mundo, a Sprint Nextel, também tem planos similares. O web site norte-americano Unstrung reportou em abril passado que a Sprint "tem um plano, que ela mesma chama de estações de base de baixo custo, mas que outros atores da indústria chamam de estações residenciais de femtocells... A Sprint, claramente, antecipou que este tipo de cobertura em construção terá aspectos importantes em seu rollout de WiMAX". Também se teria ouvido de um porta voz que "as femtocells são nosso radar", diz o artigo.