WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: E-Thesis
[14/11/07]  Femto, na vez

O Femto Forum, grupo mundial criado para a promoção da tecnologia de femtocells, em três meses de criação já possui 40 membros. Simon Saunders, presidente do fórum, disse ao Telecoms.com que, agora, o grupo tem o suporte da indústria. Ele lembra que se o grupo começou com players de pequeno porte, agora ele terá a necessidade, também, dos grandes. Há, ainda, o forte apoio das operadoras, interessadas em reformular suas estratégias de tecnologia. "As femtocells têm papel importante na rede, sobretudo para ajudá-la a aumentar cobertura", salientou.

Entre os novos membros estão Alcatel-Lucent, NEC, Nokia Siemens Networks, Motorola, e ZTE. Entre as operadoras, aderiram ao grupo Bharti Airtel, Bouygues Telecom, Carphone Warehouse Networks, Orascom Telecom, e Telefonica O2.

Pontos de baixa potência para acesso sem fio, as femto funcionam em espectro sob licença para conectar aparelhos moveis a um operador móvel, a partir de rede residencial DSL, cabo em banda larga ou WiMAX. As femto estão mais cotadas no mercado do que as picocells, pois são destinadas ao uso em residências e estarão conectadas, tipicamente, à conexão fixa de internet do usuário.

O Fórum, no momento, trabalha ativamente em colaboração com as operadoras para assegurar que os produtos desenvolvidos pelos seus membros sejam capazes de interoperar e responder às exigências necessárias para assegurar o sucesso de uma implementação generalizada. O fórum criou quatro grupos de trabalho que se concentrarão respectivamente sobre a padronização de rádio e os aspectos físicos da tecnologia. Problemas de rede, como interoperabilidade, regulamentação, comercialização e promoção de modelos de econômicos também estão na pauta.

Está prevista, ainda, a tomada de iniciativa para educação dos consumidores sobre a tecnologia, em particular devido ao atual clima de confusão sobre riscos eventuais à saúde nas redes móveis. Estes riscos são largamente levantados por pesquisa do próprio fórum e acessível a todos os membros.

Andy Tiller, VP de marketing de pico e femtocell do fabricante Ip.Access, disse que há um enorme mercado para as femto. "As picocells apareceram depois de 2002, em grande parte para levar dados em IP em redes GSM. Até agora, cerca de 30 operadores já utilizam a tecnologia", disse. Em sua origem, a picocelll foi considerada como a solução para problemas de cobertura indoor, mas também está sendo encarada, cada vez mais, como ferramenta útil para locais muito freqüentados, como meio de aumentar a capacidade.

Quanto ás femto, Tiller diz que elas são mais e mais percebidas como ferramentas de otimização de redes 3G, onde elas enfrentam maiores dificuldades de penetração indoor, inclusive onde predominam redes 2G, bem como onde há intenso compartilhamento de recursos por todos os usuários de uma determinada célula. "As picocells e as femtocells trabalham com cerca da metade do preço de um upgrade de rede 3G ou 2G numa mesma locação", completou.