WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: e-Thesis
[27/08/08]  Podem as femtocells cumprir suas promessas? - por Disruptive Analysis

Novo estudo da Disruptive Analysis "Femtocell-Aware Mobile Handsets" examina como as tecnologias mais quentes de 2008, as femtocells (pontos de acesso celular nas residências) podem realmente cumprir as promessas dos vendors. Podem as femtocells trabalhar de fato com aparelhos 3G normais? Ou terão os assinantes que realizar caras atualizações em seus atuais telefones móveis?

A indústria de femtocell está com foco de curso prazo - realizando testes iniciais em vários locais, desenvolvendo padrões e compromissos de segurança para as primeiras implementações comerciais. Mas, embora este foco seja bom - e a indústria não precise de distrações desnecessárias - há um risco de desapontamento em médio prazo com relação a problemas futuros, se estes não forem avaliados a tempo.



Os proponentes das femto já falam de modelos de negócios para o mercado de massa na cobertura indoor e substituição de redes macro. Eles falam sobre cerca de 10 milhões de assinantes e novos serviços "in-home" para usuários que exploram de maneira rápida e barata a conectividade móvel local. Mas, esta premissa se baseia na noção de que as pessoas usarão seus celulares de forma diferente quando estes atuarem com as femtos. Haverá aplicações diferentes e vários tipos de comportamento das pessoas em casa - talvez gravação de conteúdo, podcastas e até programas de TV patrocinados. O telefone móvel precisa ser atrelado à TV, ao PC, ao HiFi e a outros itens de tecnologia doméstica.

O estudo da Disruptive Analysis aponta que se o telefone móvel for usado de forma diferente, ele precisa ser desenhado de forma diferente. Os telefones padrões atuais podem trabalhar com femtocells, mas não estão otimizados para isso. O telefone precisa "estar ciente" da femtocell, idealmente tanto na conexão por rádio como na plataforma de aplicação.

No entanto, a indústria de aparelhos é muito complexa e move-se lentamente na compreensão ampla dos negócios wireless. É preciso em geral de dois a três anos para que as mudanças de arquitetura dos aparelhos atinjam parâmetros de venda comercial e mais outros dois a três anos para se atingir a uma gama de dispositivos e uma razoável penetração na base de usuários.

Recentes implementações nas organizações de padrões 3GPP já sinalizaram as futuras mudanças que terão impacto nos parelhos. Outros participantes da indústria de femtocells demonstram aplicações que precisam de novos softwares e capacidades nos telefones. O estudo, assim, questiona a retórica sobre telefones padrão 3G e vê o que há de real na oferta de futuros serviços de femtocells.



Veja o sumário aqui

Informações: information@disruptive-analysis.com