WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: e-Thesis
[25/09/08]  58% do tráfego de dados móveis virão das residências - por Informa Telecoms & Media

Mais da metade do tráfego de dados móveis deverá ser gerado nas residências nos próximos cinco anos, pouco à frente dos serviços de voz. De acordo com pesquisa divulgada hoje pelo Informa Telecoms & Media, este crescimento do uso doméstico de serviços móveis será conduzido pelo modelo de negócios das femtocells. O tráfego de dados no ambiente doméstico foi estimado em 40% do total em 2007, mas em 2013 ele deve ter participação de 58%. A consultoria estima que as implementações de femtocell auxiliem as operadoras a aumentar em 8% o tráfego móvel das redes fixas através das linhas de banda larga do usuário.

O crescimento do uso de dados será conduzido pelos usuários através de longas e ricas sessões na internet, no confortável ambiente doméstico, através de navegação web, assistência de video clips, download de música e conteúdo de vídeo, compartilhamento de imagens, uso de VoIP e chat on-line. Para atender a este crescimento explosivo, as operadoras investiram presado em cobertura 3,5G+ e conexões residenciais de notebooks, o que eventualmente pode resultar em congestionamento das redes e menor banda por usuários. Outro fato é a pouca habilidade da 3G em penetrar em paredes de concreto.

Como resultado, Malik Saad, analista principal do Informa, acredita que será indispensável a instalação de acesso móvel das residências (MAH), através de soluções que incluem femtocells, UMA/dual-mode, VCC/dual-mode e tecnologias alternativas com potencial de novas soluções.

Ao permitir a transferência de uma parte substancial do tráfego móvel da linha fixa do assinante, as instalações MAH têm potencial para liderar economias significativas: descongestionar a capacidade da rede, reduzir necessidade de atualizações e melhorar cobertura e capacidade acesso à banda larga móvel no ambiente doméstico.

"Do mesmo modo que o tráfego de voz se moveu dos antigos serviços das linhas fixas para as móveis, há razões para se acreditar que um significativo percentual do tráfego gerado na internet se moverá dos computadores pessoais fixos aos dispositivos móveis, incluindo telefones, MIDs (dispositivos de internet móvel) e notebooks conectados. Isto não significa que os serviços de banda larga móvel substituirão completamente a banda larga fixa, mas que os usuários irão preferir realizar algumas aplicações em seus celulares ou dispositivos portáteis que conferem maior privacidade", afirmou Saadi ao Telecoms.com.

Devido aos preços menores, o analista do Informa também acredita que os minutos de uso de voz móvel (MoU) no ambiente doméstico também tendem a crescer, aproximando-se de 49% do total do tráfego de voz móvel até o final de 2013, em comparação aos 42% previstos para 20068. O ambiente de escritório vem em segundo lugar, com 30% das chamadas, enquanto 9% das chamadas serão feitas em movimento. Os restantes 21% serão gerados por outros ambientes públicos.