WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[22/08/10]   Gradiente, Semp Toshiba e Positivo licenciam tecnologia Qualcomm - por Ana Paula Lobo

Gradiente, Semp Toshiba e Positivo aproveitaram anunciam o Innovation Qualcomm 2012, que acontece na capital paulista nesta quarta-feira, 22/08, a produção de smartphones e tablets com processadores Snapdragon e tecnologia licenciada pela Qualcomm. A Semp Toshiba vai trazer, num primeiro momento, smartphones importados. Fica à espera da desoneração para iniciar a produção local.

"Vamos trazer um primeiro lote de smartphones importados para começar a vender em setembro. Vamos negociar com as operadoras e com o varejo e, nesse primeiro momento, não vamos ficar com o mercado de entrada", afirmou Alcides de Melo Junior, da Semp Toshiba.

A Gradiente também vai usar a tecnologia Qualcomm para produção de tablets, em especial o processador Snapdragon. A produção será na fábrica de Manaus. "Temos especial atenção a esse mercado e queremos uma fatia nos tablets", disse Fábio Vianna. A Positivo usará o chip da Qualcomm para a fabricação de tablets.

Para Cristiano Amon, vice-presidente sênior da unidade de semicondutores, o momento brasileiro é único porque há uma forte tendência da migração dos terminais 2G para os 3G. E mais: o 4G bate à porta. "Ter terminais com melhor qualidade impulsiona o assinante a consumir dados", destacou.

Para o presidente da Qualcomm Brasil, Rafael Steinhauser, os acordos de licenciamento são uma contribuição da companhia para o Brasil retomar um lugar perdido no cenário da telefonia móvel: o de produtor de celulares para a exportação. "Com os terminais 3G/4G produzidos localmente, o país terá como recuperar os mercados latino-americanos. Passa a ser, de novo, um pólo de exportação", afirmou.

Presente ao evento, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reafirmou que o decreto do Regime Especial de Banda Larga está para ser assinado pela presidenta Dilma Rousseff. Sem querer dar prazos, disse que a desoneração está muito próxima de ser realidade. "A MP 563 foi recém-aprovada, mas houve um erro de digitação nela. A Casa Civil está já trabalhando", disse.

"Temos que aumentar o consumo de smarpthones no país. Hoje eles são apenas 25% da base. E de cinco smarpthones vendidos, um é produzido localmente. A indústria local tem um papel na economia", afirmou. E o decreto de desoneração é fator crucial. Tanto que a Semp Toshiba deixou claro que está à espera dos benefícios fiscais para iniciar a produção local. "Já temos toda a estrutura na fábrica de Manaus, mas queremos esperar o mercado e, claro, os benefícios para a manufatura", declarou Alcides de Melo Junior.