WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Teletime
[07/02/11]  Alcatel-Lucent apresenta nova arquitetura de redes de acesso móveis

A Alcatel-Lucent apresentou nesta segunda-feira, 7, em coletiva de imprensa em Londres, uma nova arquitetura para a rede de acesso móvel que permitirá reduzir o tamanho das torres celulares que poluem visualmente os grandes centros urbanos. Batizada de LightRadio, a solução consiste em um pequeno dispositivo de rádio, que pesa apenas 300 gramas, e outro, igualmente pequeno, que realiza a parte de processamento e que não precisa necessariamente ficar no mesmo site. O dispositivo de rádio, internamente chamado de "cubo" pelos técnicos da Alcatel-Lucent, é capaz de transmitir em qualquer frequência de 400 MHz a 4 GHz e operar em padrões de 2G, 3G e 4G simultaneamente. "É possível instalar o LightRadio em postes e nas laterais de prédios. Não é necessário construir torres", disse o presidente da divisão de tecnologias sem fio da companhia, Wim Sweldens. Nessa nova arquitetura, o custo total (ou TCO, na sigla em inglês) para a operadora cai pela metade, segundo o executivo. Contribui para isso a queda no consumo de energia em uma torre, que também diminui pela metade. Sweldens fez questão de diferenciar o LightRadio das femtocells: "A femtocell é para uso doméstico. O LightRadio substitui macro e pequenas células e tem alcance muito maior."

A tecnologia por trás da nova solução foi desenvolvida pelo Bell Labs, braço de pesquisa e desenvolvimento da Alcatel-Lucent, e contou com a parceria da HP e da Freescale em áreas específicas. O projeto gerou a criação de mais de 200 novas patentes.

Três grandes operadoras concordaram em iniciar este ano testes com a nova arquitetura proposta pela Alcatel-Lucent: a chinesa China Mobile, a norte-americana Verizon e a europeia Orange. O lançamento comercial da solução deve acontecer em 2011.