WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: e-Thesis
[05/11/12]  Uso de dados sem fio com small cell/Wi-Fi reduz a um terço custo das macrocélulas - por Senza Fili Consulting

Pequenas células e Wi-Fi são as ferramentas mais poderosas que as operadoras móveis têm de aumentar a capacidade de dados em suas redes. Estas tecnologias permitem que as cellcos atendam a demanda de um crescente número de assinantes que recebem com entusiasmo os smartphones, tablets e outros dispositivos de dados e que geram cargas de tráfego que aumentam rapidamente, devido em grande parte ao conteúdo do vídeo. Novo relatório da Senza Fili Consulting, "The economics of small cells and Wi-Fi offload", constata que as operadoras móveis que implantam small cells e Wi-Fi, simultaneamente, podem cortar os custos de seus dados sem fio por bits em até dois terços, em comparação com os custos da macro células.

A maioria das operadoras móveis não pode mesmo optar pela utilização de um ou outro. Para cumprir as metas de capacidade de densidade nos locais de alto tráfego, onde se reúnem grande número de assinantes, as operadoras precisam implantar small cells e Wi-Fi, lado a lado. E os assinantes tendem a exigir isto: Wi-Fi, para acesso rápido e barato sem fio, e celular para a mobilidade e cobertura. As operadoras não apenas se beneficiam com o uso do Wi-Fi e pequenas células em aumento de capacidade, como também podem obter ganhos adicionais com sua implantação num mesmo circuito, aumentando a capacidade de cada pequena célula e integrando via Wi-Fi mais tráfego dentro da rede celular.

"Diante da implantação de LTE, 3G e Wi-Fi em conjunto como parte de uma subcamada integrada de pequenas células, as operadoras podem atingir suas metas de capacidade mais rapidamente, aproveitar sua pegada de Wi-Fi existente e reduzir significativamente seus custos por bit", diz Monica Paolini , o autora do relatório. "O caso de negócios para pequenas células pode ser um desafio, especialmente para 3G. A adição de Wi-Fi às pequenas células fortalece o processo de negócio", acrescenta ela.

Entre os modelos de custo total de propriedade (TCO) apresentados no relatório estão:

O TCO para pequenas células/Wi-Fi varia de 10% a 25% do custo total de propriedade de uma célula macro, dependendo da configuração small cell.
Porque o Opex desempenha papel muito maior do que o Capex, no caso de negócios das pequenas células, as configurações que reduzem Opex - como as small cells multi-setoriais e multi-interface - criam um caso de negócio mais robusto.
O baixo custo marginal da adição de Wi-Fi, 3G ou outros setores para uma pequena LTE é uma proposta atraente, que reduz o número de sites que um operador de rede deve gerenciar e sua aumenta a capacidade mais rapidamente.
Mesmo em baixas densidades, pequenas células LTE e Wi-Fi rapidamente assumem um papel dominante, em relação às células macro, no transporte de tráfego móvel.
Pequenas células e Wi-Fi habilitam as operadoras a o TCO cortar por bit pelo menos à metade. Através da combinação de celular e Wi-Fi, as operadoras podem reduzir o TCO por menos de um terço do custo total de propriedade de células macro.

Baixe o relatório aqui

O relatório complementa outro estudo recente da Senza Fili, Backhaul for small cells: Finding the right cost/performance tradeoffs to meet the backhaul challenge