WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[06/09/12]  Banda larga móvel: Planejamento de rede tira o 'sono' das teles

Uma pesquisa patrocinada pela Amdocs indica que 88% das empresas de telefonia móvel terão serviços Wi-Fi como parte de suas operações até 2016 – e 22% preveem que a Wi-Fi será integrada a pelo menos metade de suas estações móveis até o final de 2017, reduzindo ainda mais o tráfego de dados nas redes 3G e LTE.

O mesmo estudo, realizado pela Rethink Technology Research, aponta que, até 2017, as operadoras esperam implementar 10 vezes mais small cells do que em 2011, também como parte das estratégias para lidar com o crescimento do tráfego de dados.

A pesquisa, conduzida entre abril e maio de 2012, cobriu uma amostra global de mais de 65 operadoras de serviços móveis e convergidos dos chamados Tier 1 e Tier 2, com base em um questionário enviado por e-mail seguido de entrevistas por telefone.

O trabalho também aponta que quase metade dos entrevistados (47%) afirmaram sofrer com falta de recursos para o planejamento da rede, sendo esse o maior desafio que enfrentam hoje e causa de atraso no lançamento de produtos e serviços.

Ainda assim, metade das operadoras estima investimentos entre 10% e 20% a mais na compra de equipamentos entre 2012 e 2017 e 23% planejam aumentar ainda mais esse tipo de gasto. Nenhuma delas prevê que reduzirá as despesas com a compra de equipamentos