WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[26/09/12]  Certificação de small cells sairá ainda este ano

Femtocells poderão ser usadas para cobertura pontual em eventos esportivos no Brasil

A Anatel está concluindo os estudos para definir o modelo de certificação de small cells e femtocells. Uma minuta de regulamento já está nas mãos da procuradoria da agência e, em breve, será encaminhada para o conselho da agência para, se aprovada, ser colocada em consulta pública.

A certificação precisará garantir, no entanto, que as femtocells não gerem interferências no sistema móvel ou que a tecnologia seja usada pelas companhias para fugir das obrigações de coberturas 3G, informou Maximiliano Salvadori Martinhão, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações.

Segundo ele, as femtocells podem ser usadas como uma alternativa para cobertura pontual já nos eventos esportivos que o Brasil sediará. "Estamos preocupados e trabalhando para ter opção no Brasil", afirmou Martinho.

O financiamento de femtocells como parte das redes móveis, lembrou ele, poderá ser feito pela emissão de debêntures com incentivos. "Estamos considerando desonerar expansao das redes que envolvam femtocell", disse.