WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[26/09/12]  Operadoras devem se responsabilizar pelas femtocells - por Ana Paula Lobo

As operadoras devem ser responsáveis pela instalação e manutenção das femtocells. Posição é defendida pelo presidente da Anatel, João Rezende, preocupado com a possibilidade de a venda chegar ao consumidor final.

Regulamento para o uso dessas antenas - que ampliam a cobertura das teles móveis em ambientes fechados - também discutirá as outras microcélulas. "Está na nossa prioridade aprovar esse regulamento, mas temos que tomar os cuidados necessários. Não podemos deixar acontecer interferências, que podem baixar a qualidade do serviço", destacou João Rezende, que nesta quarta-feira, 26/09, participou da ativação do data center da Embratel, na capital paulista.

A proposta da área técnica da agência para o uso dessas células já está na Procuradoria e deve ser encaminhada para votação no Conselho Diretor ainda em 2012. "Sabemos que esse é um tema sensível. Mas essas células precisam ser certificadas e homologadas na Anatel. Não dá para a gente pensar nelas como os roteadores Wi-Fi. Podemos ter sérios problemas", advertiu Rezende.

Nesta terça-feira, 25/09, em evento também na capital paulista, o secretário de Telecomunicações do Minicom, Maximiliano Martinhão, também revelou outra preocupação: o uso dessas microcélulas como transferência de obrigação de cobertura por parte das teles. "Temos que estruturar os planos de forma a não prejudicar o consumidor. Essas microcélulas vão ajudar, mas precisam fazer parte da politica e da fiscalização da Anatel", disse.