WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[02/12/13]  Regulamento da Anatel atende 80% das small cells - por Ana Paula Lobo

Para o diretor de Relações Governamentais da Qualcomm Brasil, Francisco Giacomini, ao definir a potência de 1 Watts para o uso das pequenas antenas sem a cobrança do Fistel, a Anatel 'contemplou' a maior parte do mercado. "Nós mesmos queríamos 2 Watts, mas com 1 Watts, não há restrição do uso apenas em Femtocells. Há small cells com essa capacidade. Lembro que as femtocells já viraram small cells. Hoje há um único forum para tratar da evolução da tecnologia", disse.

Giacomini, que nesta segunda-feira, 02/12, participou de entrevista com a imprensa na capital paulista, sustentou que os projetos das operadoras não devem ser alterados pelo regulamento recém-aprovado. "Os fornecedores de small cells estão se movimentando e vão se adequar à legislação brasileira, que atende a maior parte deles", frisou.

Para o executivo da Qualcomm Brasil, o regulamento define que a limitação de 1 Watts é para a saída do equipamento, mas que ela pode ser ampliada na saída da antena. "Isso é o que queríamos porque ela pode ser usada como cobertura externa ou interna", complementa. As small cells também podem ser usadas por provedores Internet e por provedores SCM, de acordo com a regra aprovada pela Anatel. A agência também decidiu que as small cells não poderão ser cobradas dos usuários.

Em julho, a Qualcomm e a Alcatel-Lucent anunciaram um plano para colaborar no desenvolvimento de estações-base de small cells que aumentem a capacidade das redes 3G, 4G e Wi-Fi, melhorando a conectividade sem fio em ambientes residenciais e corporativos. O presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhauser, deixou claro que a empresa não vai produzir ou investir na manufatura das pequenas antenas, mesmo entendendo que elas são cruciais para melhorar a cobertura dos serviços. "Não vamos entrar nesse mercado. Nossa ideia é fomentar o ecossistema", frisou o executivo.