WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[23/10/13]  Alcatel-Lucent inicia implantação de small cells - Marina Pita

O CEO global, Michel Combes, destacou a importância da inovação para empresa migrar de um mundo IP para um mundo centrado na nuvem

A Alcatel-Lucent, que passa por um processo de reestruturação global, informou nesta quarta-feira (23) que iniciou há três meses a implementação de femtocells para complementar a cobertura de redes 3G de cinco operadoras na América Latina, sendo dois assinados no Brasil, e os demais no México, Argentina e Guatemala. A ativação das pequenas células, no caso do Brasil, deve esperar a regulamentação, esperada para os próximos dias.

A companhia, que ficou de fora da rodada de contratos para redes 4G no Brasil, deve centrar esforços nas small cells para continuar nas redes das operadoras. Para isso, contará com a parceria recentemente firmada com a Qualcomm para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia.

A inovação colaborativa foi destacada pelo CEO da empresa francesa, Michel Combes, que palestrou durante o Futurecom, como uma das formas da indústria de telecomunicações melhorar seu nível de sustentabilidade. "Precisamos falar de co-inovação. Precisamos nos mover para um ecosistema de aberto de P&D", afirmou. A declaração acontece em meio às dificuldades pelas quais passa a fornecedora de sistemas e equipamentos de tecnologia da informação e comunicação.

O investimento em inovação em redes IP e acesso à banda larga é a apção da Alcatel-Lucent para retomar sua posição no mercado de TICs. A companhia pretende se recolocar com soluções de rede que tem na nuvem o foco e reforçou sua entrada na disputa pelo segmento de redes definidas por software (SDN) e virtualização de funções de rede.

Especulações de mercado apontam para a venda da Alcatel-Lucent. A venda da unidade de dispositivos móveis da Nokia para a Microsoft, o que volta a finlandesa para o setor de redes, teria gerado caixa para a compra da francesa.