WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[30/10/13]  TIM confirma small cells e evita criticar Anatel - por Ana Paula Lobo

A TIM confirmou a sua aposta nas small cells. Tanto que o presidente da tele, Rodrigo Abreu, adotou um tom bem político com relação à decisão da agência de liberar apenas as femtocells com 1 Watts do Fistel. "Esse é um tema muito novo no mundo. Vamos discutir muito ao longo dos próximos meses', frisou. TIM planeja instalar 150 small cells até dezembro. "E aumentaremos consideravelmente em 2014".

De acordo com Rodrigo Abreu - que já tinha anunciado o uso das small cells no Futurecom - a operadora tem um contrato já firmado com fornecedor para small cells, mas ele não revela o nome 'por questões estratégicas'. Garante que vai usar femtocells e outros tipos de pequnas antenas para melhorar a cobertura, principalmente nas áreas metropolitanas mais densas.

Durante a teleconferência de resultados do 3º trimestre, realizada nesta quarta-feira, 30/10, a TIM foi bastante politica com a Anatel e a postura da agência de liberar apenas as femtocells do Fistel - taxa de fiscalização que está em R$ 26,00 - é avaliada com cautela.

"Precisamos entender o novo regulamento. A liberação da femtocells com 1 Watt é um primeiro passo importante. Vamos negociar para ampliar para outras antenas entre 2 e 5 Watts. O importante foi termos uma regulamentação para começarmos o projeto", pontuou Abreu.