WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[25/09/13]  Ericsson divulga sua small cell

A fabricante divulgou hoje seu rádio small cell, com 300 gramas, que será integrado com redes móveis, reaproveitando cabeamento interno existente e infraestrutura celular externa.

A Ericsson anunciou hoje um novo modelo de small cell (no formato de um detector de fumaça e que pesa apenas 300 gramas) para cobertura de rede indoor. “A célula de rádio é pequena, cabe na mão de uma pessoa, mas é capaz de fornecer cobertura de rede indoor para uma multidão”, informa a fabricante. A solução, em formato de disco, é chamada Ericsson Radio Dot System, e deve estar disponível para comercialização até o fim de 2014.

A fabricante acredita que sua solução poderá resolver as dificuldades encontradas pelas operadoras móveis na cobertura indoor de uma casa ou edifício, superando desafios relacionados a escalabilidade e continuidade de serviço. “As atuais soluções para ambientes internos são implementadas principalmente para cobertura de voz e não atendem a crescente demanda por capacidade dos aplicativos, uma vez que cobrir determinadas áreas de edifícios tem sido um desafio devido a custos elevados e escalabilidade limitada”, comenta.

“Com o Ericsson Radio Dot System, estamos indo além na construção de cobertura indoor. O Dot é uma solução ultra-pequeno, mas pode ser equalizado para uma capacidade praticamente ilimitada, é fácil de instalar e 100% integrado com as redes móveis existentes”, informa Sergio Quiroga, presidente da Ericsson América Latina e Caribe.

O dispositivo é resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento e incorpora 14 patentes. Ele introduz um elemento de antena revolucionário, ou "dot", que oferece acesso de banda larga móvel para os usuários. Os rádios Dot são conectados e alimentados por meio de cabos padrão ethernet (Categorias 5/6/7) às unidades de rádio indoor que fazem a ligação com a estação radiobase. E suporta a integração com a solução Ericsson WiFi Carrier, habilitando recursos como orientação do tráfego de dados em tempo real, seja em redes WiFi ou 3GPP. (Da redação, com assessoria de imprensa)