WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


 
Fonte: IDG Now!
[12/11/07]  Governo anuncia portaria para criar infovia que promova inclusão digital - por Guilherme Felitti
 
Rio de Janeiro - Ministérios da Cultura, da Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Planejamento firmam parceria para integrar redes brasileiras.
 
Os Ministérios de Cultura, da Ciência e Tecnologia e a Secretaria de planejamento de longo prazo da presidência da república anunciaram nesta segunda-feira (12/11) uma portaria interministerial para criar uma infovia nacional de comunicação que promova a inclusão digital.
 
O anúncio foi feito pelo ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Planejamento, durante a abertura do segundo Internet Governance Forum, evento organizado pelas Nações Unidas para debater o papel que o ICANN exerce atualmente no gerenciamento da grande rede.
 
A portaria, assinada pelos ministros Gilberto Gil, da Cultura, e Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia, além do próprio Unger, institui quatro iniciativas que deverão unificar o que este chamou de "fragmentos" de redes informacionais que ações estatais do governo oferecem para inclusão digital.
 
Segundo Unger, a primeira ação da portaria será mapear a rede de comunicação brasileira para que a parceria entre os três ministérios trabalhe na complementação de elos. "Vamos começar com o que já existe. Seria ignorância esquecer a atual estrutura e começar do zero", afirma Mangabeira.
 
Unger cita o exemplo de pontos nos quais há sobreposição de elementos em redes comunicacionais brasileiros segundo estudos preliminares da iniciativa para explicar a equalização que os três ministérios pretendem atingir para formar a infovia.
 
Com a infovia formada, a portaria prevê programas para fortalecer a capacitação popular à internet, seguido pelo estímulo à criação de conteúdos nacionais e populares, diz ele, sem pontuar, porém, se tais materiais são digitais.
 
Por fim, a parceria criaria uma nova estrutura de governança para que, segundo Unger, governos, iniciativas privadas e a sociedade civil consigam se expressar com igualdade pela internet no Brasil.
 
Questionado pela ausência do Ministério das Comunicações, originalmente responsável por regular e incentivar projetos de inclusão digital no Brasil, Unger afirmou que o órgão não precisa estar em uma reunião no Rio para participar da iniciativa.
 
O ministro também não quis comentar as primeiras conseqüências práticas que a portaria terá para usuários, assim como os investimentos conjuntos que três órgãos farão no projeto.