WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: ETICE
[01/12/08]  Defensor do uso da Eletronet no Conselho da Telebrás

A reutilização da Rede Eletronet beneficiaria não apenas a inclusão digital, mas também o tráfego de dados do Nordeste ao Sul do País.

O Presidente da ETICE, Fernando Carvalho, terá audiência em Brasília, no dia 02.12.08, com o Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, no Ministério do Planejamento. O Secretário, que assumiu recentemente vaga no Conselho de Administração da Telebrás, é defensor do reaproveitamento do backbone da Eletronet - rede de fibras ópticas de 16 mil km, que encontra-se ociosa desde que a empresa entrou em processo de falência. "Caso o Poder Executivo volte a cogitar a idéia de reaproveitar a infra-estrutura da estatal, nós podemos negociar parceria para o projeto Cinturão Digital", diz o presidente da ETICE.

Segundo Fernando Carvalho, com a utilização da Rede Eletronet já instalada no interior do Estado pelo Cinturão Digital, os custos do Governo com o lançamento de fibras reduziriam, podendo ser viabilizado em outros pontos do projeto. "A reutilização da Eletronet tornaria viável interligar as várias iniciativas de implantação de banda larga desenvolvidas pelos demais Estados do Nordeste, ou quem no Brasil", afirma Carvalho.

Em entrevista concedida a Revista Convergência Digital, Rogério Santana, defendeu que no caso de resolvida as questões referentes à Eletronet, a Telebrás viria a ser a gestora da rede, ficando com a incumbência de reativá-la para colocar em operação o projeto de inclusão digital do governo antes de 2010. "Caberia à telebrás conduzir a compra de equipamentos que serão necessários não apenas para renovar a parte de roteamento da rede", afirma Santana.

Santanna não esconde que apreciaria muito ver a Eletronet funcionando novamente, devido ao porte da rede e os ganhos que o governo teria não apenas na inclusão digital, mas até mesmo no tráfego de suas informações do Sul até o Nordeste do País (apenas a Região Norte não tem cobertura dessa rede).

Texto retirado da Revista Convergência Digital
"Backhaul" - Depois de naufragada a tentativa das teles de retirar do texto do Plano Geral de Outorgas a exigência de se montar o backhaul que servirá para levar a banda larga aos municípios brasileiros, as empresas de telefonia serão obrigadas a iniciar o processo de "montagem" desta nova rede. Neste caso, a Telebrás pode tornar-se a Operadora Nacional da Rede de Banda Larga. Sua missão seria gerenciar o andamento da rede, fiscalizar as empresas e, no futuro, negociar com as teles móveis o acesso à Internet nas áreas rurais desses municípios, já que o Backhaul só chega até a entrada das cidades no interior e nos grandes centros do País. O terceiro caso seria bem simples. A Telebrás tomaria conta das duas redes, e o governo poderia até negociar com a teles, delas reaproveitarem as fibras ópticas da Eletronet já instaladas mas ociosas, pois necessitam de uma renovação nos equipamentos para roteamento da rede, além de baixar sua hierarquia, na última milha.