WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Tele.Síntese
[30/09/09]   Santanna explica motivo de sua saída do conselho da Telebrás - por Lúcia Berbert

A saída do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, do Conselho de Administração da Telebrás tem um motivo forte. Segundo ele, sua permanência no órgão impediria a luta pela reativação da estatal. Ele defende que a empresa seja gestora da rede de Telecom, que o governo pretende ativar usando as fibras ópticas do sistema elétrico brasileiro, para levar o acesso à internet para as populações carentes.

Santanna já apresentou a proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pretende decidir sobre a questão até o início de novembro. A idéia é lançar o Plano Nacional de Banda Larga ainda este ano.

De acordo com Santanna, como a Telebrás tem ações na bolsa, sua luta pela reativação da empresa poderia ficar comprometida, em função das penalidades previstas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). De fato, recentemente a comissão advertiu o presidente da Telebrás, Jorge da Motta e Silva, por causa do movimento atípico das ações da empresa, provocado por notícias publicadas na imprensa. Silva sequer era a fonte do noticiário e mesmo assim foi punido.

O substituto de Santanna no Conselho Administrativo da Telebrás é o diretor do Departamento de Temas de Infraestrutura da Secretaria de Planejamento e Investimento do Ministério do Planejamento, Denis Sant’Anna Barros.