WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[30/09/09]   Teles nunca foram parceiras do governo na inclusão digital - por Luiz Queiroz  

O mercado de banda larga no Brasil é muito concentrado e de baixa velocidade. A entrada das operadoras móveis e da Net, via cabo, neste segmento dinamizou um pouco mais a concorrência - até então funcionando dentro de um monopólio regional, controlado pelas três grandes concessionárias (Oi, Brasil Telecom e Telefônica).

Essa foi a avaliação feita pelo Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, durante seminário sobre previsão de investimentos nesta área, realizado nesta terça-feira, 29/09, pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica e pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

Santanna não poupou críticas ao comportamento das empresas de telefonia no processo de discussão com o governo da conectividade nos programas de inclusão digital. Segundo ele, as empresas de telefonia nunca foram parceiras do governo nesses projetos, mas cobram agora um apoio que não deram.

O executivo lembrou, por exemplo, que o programa "PC Conectado" teve de mudar de nome para "Computador para Todos", simplesmente porque o governo não conseguiu um acordo com as teles para a oferta, na época, de acesso discado à Internet.

As empresas, segundo Santanna, chegaram a cobrar do governo R$ 9 bilhões para entrar no programa, o que tornou a idéia inviável. Rogério Santanna disse que por muito menos, com apenas R$ 1,1 bilhão, será capaz de levantar uma rede pública de banda larga, com as fibras ópticas apagadas de estatais como Petrobrás, Chesf, Furnas e Eletronorte, sem contar o ativo ainda não liberado pela Justiça da Eletronet (veja matéria sobre o tema no portal Convergência Digital).