WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: DCI
[01/02/10]  Governo precisa reativar a Telebrás afirma Dilma em evento de tecnologia

SÃO PAULO - "Apareceu [uma operadora interessada], vamos fazer parceria", afirmou ontem a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a respeito do interesse do governo em implantar seu programa de universalização da banda larga. A ministra enfatizou que o governo precisa reativar a Telebrás e participar do processo de gestão e distribuição do serviço em todo o País.

"A última milha [porção que chega ao usuário final] pode ser feita tanto pela Telebrás quanto por qualquer outra tele. Seja pequena ou seja grande, vamos estabelecer parcerias", afirmou Dilma, que foi enfática ao negar que ainda não é candidata à presidência da república.

A ministra enfatizou a importância da internet para o processo democrático e disse que é inconcebível que a rede não contribua para o processo eleitoral que se encaminha neste ano. "A internet é a grande ágora da sociedade atual", disse referindo-se aos espaços de discussão popular na Grécia clássica. Durante o evento Campus Party, encontro que reuniu em São Paulo, semana passada, mais de 100 mil pessoas interessadas em assuntos como a regulamentação da internet no Brasil, a ministra Dilma finalizou seu discurso olhando fixamente nos olhos de Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica - sentado na plateia à sua frente - e disse: "as teles são nossos grandes parceiros. Parceiros". O recado pareceu ter sido dado, uma vez que Valente respondeu com um sorriso à ministra.

Telefonia móvel

Roberto Lima, presidente da operadora de telefonia celular Vivo, líder no segmento, disse que até ontem o programa de parceria com desenvolvedores de aplicativos para celulares que a operadora lançou durante a Campus Party, já tem cerca de 400 inscritos. Segundo ele, o grande interesse, além de alavancar seu produto de banda larga 3G, é levar estes aplicativos aos usuários de celulares comuns. "Boa parte dos aplicativos serão desenvolvidos para SMS, para que o usuário não precise ter um celular caro para usar", afirmou.