WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Insight - Origem: Agencia Estado
[05/02/10]  Executivos de teles saem satisfeitos de reunião com Erenice Guerra - por Leonardo Goy (+ "Quem é Erenice")

Os presidentes de empresas de telecomunicações saíram satisfeitos da reunião com a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, e o coordenador de inclusão digital da Presidência da República, Cezar Alvarez, para tratar do Plano Nacional de Banda Larga. Segundo o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, o governo deverá usar todos os seus ativos físicos para a meta de universalizar a banda larga. "O governo tem um plano e deu uma chance para o setor contribuir", afirmou.

Já o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, ressaltou que a reunião foi produtiva e importante para o setor conhecer os detalhes do que foi estudado até agora pelo governo. Ele reforçou que na reunião de hoje o governo confirmou que a recriação da Telebrás como administradora da rede pública de fibra ótica "é uma possibilidade".

Questionado se o setor estava preocupado com a concorrência do governo na oferta de banda larga, Valente respondeu que é preciso saber primeiro as condições legais em que entraria esse eventual novo concorrente público. "Se as condições forem as mesmas de todos os outros, será mais um concorrente", disse. Ainda hoje, Erenice e Alvarez vão se reunir com provedores de internet de pequeno porte para tratar do mesmo assunto.

--------------------------------

Fonte: Blog do Noblat
[28/03/08]   Erenice Guerra, o braço direito de Dilma

Erenice Alves Guerra é secretária-executiva de Dilma Rousseff desde junho de 2005. Substitui a ministra quando ela está fora de Brasília. Recebe R$ 10.684,43 mensais por isso, quase o mesmo que a ministra. Segundo decreto nº 5.135, de 7 de julho 2004, compete à secretaria-executiva: assessorar o ministro, orientá-lo no controle dos trabalhos da Casa Civil, na definição de diretrizes e na implementação das ações da sua área de competência; e supervisionar e coordenar as atividades administrativas da presidência da república e supletivamente da vice-presidência da República. Leia-se: Erenice é o braço direito de Dilma.

A parceria entre Dilma e Erenice, porém, vem de longa data. Formada em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e especialista em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo (USP) e em Direito na Contemporaneidade pela Universidade de Brasília (UnB), Erenice já foi consultora jurídica do Ministério de Minas e Energia, quando este era comandado por Dilma. Ficou por lá três anos – de 2003 a 2006.

As duas, em contrapartida, não abandonaram algumas benesses do setor elétrico ao se mudarem para o Palácio do Planalto. Participam, por exemplo, de conselhos da Petrobrás. Dilma, da administração. Erenice, do conselho fiscal. Hoje, aos 48 anos, Erenice também é membro de dois outros conselhos - da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e da Eletronorte – estatal que dirigiu entre 1981 e 1994. Recebe R$ 4,5 mil extras de cada conselho que participa.

Os laços entre Erenice e Dilma também estão no partido a que são filiadas. Ambas do PT. Aliás, Erenice era assessora jurídica do PT do Distrito Federal à época que Cristovam Buarque, hoje senador pelo PDT, era governador – entre 1995 e 1999. Pouco antes de servir ao governo da capital, Erenice também atuou na assessoria jurídica da bancada do PT na Câmara dos Deputados.