WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: O Globo
[24 02/10]  'Nova' Telebrás: Temor é respingar em Dilma

BRASÍLIA - O Palácio do Planalto classifica como perigosos os negócios de consultoria do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu envolvendo informações de governo. A avaliação de ministros próximos ao presidente Lula nas últimas semanas passou a ser o centro de uma preocupação mais ampla de integrantes do núcleo do governo, após notícia de que Dirceu teria recebido R$ 620 mil por consultoria para o empresário Nelson dos Santos, dono da Star Overseas, nas Ilhas Virgens. A empresa é sócia da Eletronet, companhia praticamente falida que seria beneficiada com o Plano Nacional de Banda Larga, por meio do qual a Telebrás poderá ser reativada.

O grande temor é que a ação empresarial de Dirceu possa criar vulnerabilidades à candidatura presidencial da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, mostra matéria de Gerson Camarotti, publicada nesta quarta-feira, no GLOBO. Tanto ministros como integrantes da cúpula do PT ouvidos pelo GLOBO demonstraram forte constrangimento com as ações do ex-ministro, num momento em que ele retoma visibilidade política ao ser eleito para o Diretório Nacional do partido.

Seu poder de estrago cresceu na mesma proporção. Segundo um ministro, o impacto do lobby na Eletronet só não teve dimensão maior porque o negócio não foi concretizado. Um auxiliar de Lula disse que é praticamente impossível barrar os contatos de Dirceu com integrantes do governo:

- Quem quiser pagar pelo trabalho de consultoria de Dirceu pode pagar. Mas é uma aposta de risco, porque nem tudo o que ele fala é certo.