WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[12/11/10]  Com primeiro contrato para o PNBL, Telebrás comemora preferência à indústria nacional - por Luís Osvaldo Grossmann

Telebrás e Padtec assinaram nesta sexta-feira, 12/11, o primeiro contrato relativo à preparação da rede de fibras ópticas que serão usadas no Plano Nacional de Banda Larga. A fabricante nacional deve começar a fornecer em três semanas os primeiros equipamentos DWDM para “iluminar” as fibras.

Esse primeiro contrato, com uma empresa brasileira, foi festejado como sucesso do dispositivo que dá preferência a fabricantes que usam tecnologia desenvolvida no Brasil. A regra, prevista na Medida Provisória 495/2010, garantiu a vitória da Padtec no pregão realizado pela estatal.

“Já contratamos mais 65 pessoas. É o lado bom de encomendas feitas à indústria local”, comemorou o presidente da Padtec, Jorge Salomão. Segundo ele, as primeiras entregas serão feitas em três semanas e concluídas em seis. “Temos um turno trabalhando somente para atender a Telebrás”, completa.

O valor total dos equipamentos pode chegar a R$ 63 milhões para atender a previsão de instalação em 241 pontos de presença (POPs) até 2012 – são 59 no Anel Sudeste, 73 no Anel Nordeste, 32 no anel Sul e 77 na Rede Norte. O contrato assinado nesta sexta-feira, de R$ 17,5 milhões, diz respeito a todos os POPs do Nordeste e 46 do Sudeste.

Como a Padtec acabou reduzindo o valor inicialmente pedido no pregão, cobrindo a que era, então, a melhor oferta, o resultado fortalece os argumentos em defesa da regra de preferência. “E as circunstâncias que levaram à edição da Medida Provisória se acirraram, como se vê na atual guerra cambial”, lembra o presidente da Telebrás, Rogério Santanna.

Para ele, a MP 495/2010 – que já recebeu 31 propostas de emendas na Câmara dos Deputados – precisa ser aprovada com a prerrogativa de preferência. “É essencial manter a MP como está para fortalecermos a indústria eletroeletrônica no país”, avalia Santanna.

A estatal ainda precisa realizar mais três pregões – dois para a camada IP e um para os sistemas de rádio-enlace – para deixar a rede do PNBL operacional. Eles estão marcados para os dias 24 e 26 deste mês. Também precisa ser assinado o contrato relativo à infraestrutura básica, como os contêineres onde serão instalados equipamentos como os fornecidos pela Padtec. Isso deve acontecer na próxima semana.