WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[17/09/10]  Com proteção a produtos nacionais, Telebrás inicia sua primeira licitação

A Telebrás publicou nesta sexta, 17, para consulta pública, o primeiro termo de referência para aquisição de equipamentos. Trata-se de uma licitação para compra de equipamentos DWDM que servirão à ativação da infraestrutura de fibra-óptica da estatal.

Além do edital em si, duas informações importantes podem ser tiradas do edital. A primeira é que, como já se esperava, a Telebrás está utilizando os critérios estabelecidos na MP 495/2010 para aquisição de equipamentos desenvolvidos no Brasil. Ou seja, segundo o edital, a estatal “poderá restringir a participação na licitação a produtos com tecnologia desenvolvida no Brasil e produzidos de acordo com o processo produtivo básico (PPB) definido na Lei 10.175/2001”. Ainda segundo o edital, a verificação desses critérios se dará após o leilão e antes da promulgação do vencedor. E “na hipótese de não existirem proponentes que atendam as condições descritas, (...) excepcionalmente, não se aplicará a restrição em questão e o pregoeiro procederá à avaliação de todas as propostas apresentadas”.

O projeto (confira a íntegra na homepage do site TELETIME) prevê a instalação de 241 pontos de presença em três aneis ópticos e uma rede cobrindo a região Norte. A solução deverá ser baseada na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) e deve incluir "o fornecimento, com garantia e assistência técnica, de equipamentos DWDM, plataforma de gerência, serviços de instalação, treinamento e operação inicial".

Outra informação importante é que o termo de referência já adianta quais serão as próximas licitações da Telebrás. São elas:

* " uma solução baseada na tecnologia Ethernet/ IP/ MPLS que irá dotar a rede de flexibilidade e qualidade para a implementação de diversos serviços de transporte de dados";

* "uma solução baseada na tecnologia sem fio, que irá possibilitar a capilarização da rede de telecomunicações nacional, por meio da implantação de Backhaul, que são redes de transporte de dados que irão interligar os municípios ao Backbone";

* "uma solução de abrigos padronizados de telecomunicações do tipo container e gabinetes com os respectivos equipamentos de energia, climatização, segurança, entre outros, que serão implantados para suportar os elementos anteriores".

O link oficial da consulta pod eser acessado pelo endereço http://bit.ly/c06aX4