WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[28/04/11]  PNBL: Novo round na briga Seteh e Telebrás. TCU responde à estatal - por Luís Osvaldo Grossmann

Autora de uma representação contra a Telebrás junto ao Tribunal de Contas da União – na qual diz que a estatal de aceitou propostas superfaturadas na compra de equipamentos para o Plano Nacional de Banda Larga – a Seteh Engenharia divulgou nota na qual acusa a gestora do PNBL de dilapidar o patrimônio público.

No comunicado, o sócio diretor da Seteh Engenharia, Petrônio Augusto, alega que a Telebrás privilegiou empresas que apresentaram itens com sobrepreço de R$ 116 milhões.

“A Seteh denunciou à Corte de Contas sobre o malfeito, o inusitado, o canhestro, o torto, o absurdo e o intolerável modo como foi realizado a contratação do objeto licitado”, subscreve o dono da empresa.

A nota é uma resposta às alegações do presidente da Telebrás, Rogério Santanna, de que o processo que corre no Tribunal de Contas da União gerou uma avaliação técnica da 3ª Secretaria de Obras que “possui vícios e fragilidades que não merecem crédito para sustentar tal acusação”.

O próprio TCU também soltou nota oficial sustentando que não foram detectadas falhas no trabalho realizado pelos auditores nem indícios de comportamentos indevidos dos servidores do tribunal. E lembrou que ainda não houve avaliação do caso pelos ministros.

Foi igualmente uma resposta à Telebrás, que apontou o que entende serem indícios de que houve manipulação dos dados que embasaram o relatório técnico, além de que o tribunal não teria feito uma avaliação própria, limitando-se a utilizar os dados fornecido pela denunciante.