WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Blog Insight - Laboratório de Ideias
[12/12/11]  Banco Cruzeiro do Sul é o maior acionista privado da Telebras - "Editorial" do Blog

Com pouco mais de 20% das ações preferenciais e 6,63% das ordinárias, a maior parte adquirida após o mês de novembro de 2010, o Tamisa - Fundo de Investimento Multimercado é hoje o maior acionista da Telebras, descontando-se o governo. Em valores atuais, essa posição corresponde a aproximadamente 272 milhões de reais e representava, em 30 de novembro, 86% do patrimônio líquido do fundo.

O Tamisa é gerido pela BCSUL Verax Serviços Financeiros, a administradora de recursos do Banco Cruzeiro do Sul, e tem esse Banco como único cotista indireto.

Segundo o comunicado enviado hoje à BM&FBovespa, o Tamisa afirma que "ao adquirir as ações que compõem a participação mencionada, tinha por objetivo a mera realização de operações financeiras, e não buscava alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da Companhia, tampouco atingir qualquer participação acionária em particular". Afirma também o Fundo que não há "qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da Companhia".

Como o governo detém cerca de 89% das ações ordinárias (com direito a voto) e 72% do total de ações da estatal (soma das ordinárias com as preferenciais), não existe a possibilidade de o Cruzeiro do Sul passar a ser majoritário no controle da empresa.

Portanto, a crescente participação no capital da Telebras tem despertado a curiosidade do mercado de ações e do setor de telecomunicações, pois, obviamente, um banco privado não investiria mais de 272 milhões de reais em um negócio sem esperar um alto retorno.