WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[06/01/11]  PNBL: Huawei recorre do resultado do pregão IP da Telebrás - por Luís Osvaldo Grossmann

A Huawei recorreu da decisão que desclassificou a empresa do pregão da Telebrás relativo aos equipamentos de núcleo da Camada IP (core IP). A fabricante chinesa foi a que apresentou o melhor preço na primeira fase da disputa, mas acabou ficando de fora da seleção final pelo entendimento de que a oferta apresentada não atendia integralmente ao edital.

Segundo a Huawei, sua desclassificação decorreu “de inadequada análise da proposta e da documentação encaminhada ou poderiam ter sido sanados no curso do procedimento, preservando-se a proposta financeira substancialmente mais favorável à TELEBRÁS”.

Durante a realização do pregão, entendeu-se que cerca de 50 equipamentos da oferta com melhor preço não tinham conformidade com o que previa o edital do pregão eletrônico. Como consequência, a Telebrás acabou declarando vencedora a empresa Mediadata.

A Huawei sustenta que “a proposta atende a todas as exigências técnicas postas no edital”, por entender que as regras do pregão permitiriam o ajuste da mesma – “há a possibilidade de saneamento da proposta pelo próprio pregoeiro”. Entende a Huawei que “a informação tida como faltante encontra-se disponibilizada no site da fabricante”.

A fabricante chinesa também pede, mesmo que não veja atendido seu pedido para ter sua proposta considerada pela estatal, que a oferta formulada pela Mediadata seja desclassificada, por entender que a mesma encontra-se “em desacordo com as especificações técnicas exigidas pelo edital”.

No recurso, a Huawei lista o que indica serem “defeitos graves presentes na proposta declarada vencedora”, apontando 23 itens previstos no edital do pregão eletrônico que teriam sido descumpridos pela Mediadata. A proposta da Mediadata é R$ 7 milhões mais alta que os R$ 53 milhões da oferta da Huawei.