WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[08/09/11]  Telebrás cancela instalação de fibras ópticas no Norte e Nordeste - por Luis Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz

A Telebrás cancelou parte do pregão 7/201,1 para aquisição e implantação de fibras ópticas, relativo às regiões Norte e Nordeste. Segundo a estatal, não houve acerto com a empresa vencedora para desconto nos valores apresentados na licitação e, por isso, a opção foi pelo cancelamento e provável reabertura de uma nova disputa, mesmo que a Telebrás tenha echegado a homologar e adjudicar a CCBR Catel como vencedora.

Os pregões suspensos tratam dos grupos 2 e 4. Esses grupos são relativos a estudos e projetos, instalação e montagem, além de obras civis de redes subterrâneas e aéreas de telecomunicações.

A CCBR Catel Construções do Brasil venceu com lances que somaram R$ 147,2 milhões – de um total de R$ 307,4 milhões de todo o pregão, que inclui também o anel Sudeste da rede. Segundo a CCBR, a Telebrás fez uma nova análise de alguns dos itens incluídos na proposta e pediu para que valores fossem reduzidos. A empresa, que já modificara alguns preços ainda durante o processo de homologação da ata, recusou essa solicitação.

A Telebrás entendeu ser mais vantajoso abrir nova disputa para a implantação das fibras do que manter os valores do pregão. Segundo a estatal, alguns dos diversos itens de cada grupo estavam acima dos lances feitos por outras empresas nos demais lotes.

A estatal não comentou, no entanto, qual o impacto do adiamento dessas encomendas no cronograma de implantação da rede pública de fibras e, portanto, no ritmo da ampliação do número de cidades beneficiadas pelo Plano Nacional de Banda Larga. O cancelamento é apenas de parte do pregão, notadamente para trabalhos de projeto e instalação. Assim, foram mantidos grupos relativos ao anel Sudeste, além da compra de fibras ópticas para toda a rede.