WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[19/04/12]  Telebras abre consulta para editais de fibras no Norte e Nordeste - por Luís Osvaldo Grossmann

A Telebras abriu duas consultas públicas sobre os termos de referência para a contratação dos serviços de implantação de fibras ópticas e os equipamentos necessários a “iluminá-las” em estados das regiões Norte e Nordeste. A estatal decidiu fazer essas contratações através de atas de registro de preços.

A empresa já soltou editais para as obras de infraestrutura básica – obras civis de preparação de sites onde serão instalados equipamentos de controle. Agora, busca propostas para a instalação de fibras – que inclui abertura de valas, lançamento de dutos, etc – e dos equipamentos.

No total, o objetivo é implantar 9,6 mil km de fibras no Norte (3,8 mil km) e no Nordeste (5,8 mil km), mas o sistema previsto separa os serviços por estado, como pode ser visto nas seguintes tabelas:

Norte
Rondônia - 400 km
Acre - 400 km
Amazonas - 520 km
Roraima - 400 km
Amapá - 400 km
Pará - 1200 km
Tocantins - 520 km

Nordeste
Maranhão - 1200 km
Piauí - 400 km
Ceará - 520 km
Rio Grande do Norte - 400 km
Paraíba - 400 km
Pernambuco - 900 km
Alagoas - 400 km
Sergipe - 400 km
Bahia - 1200 km

O objetivo é concluir os anéis ópticos previstos no Plano Nacional de Banda Larga – cuja etapa relativa aos estados do Norte foi antecipada diante da pressão, especialmente política, nesta que é a região com a menor cobertura dos serviços tanto de voz quanto de dados.

No Nordeste, um primeiro “braço” do anel óptico já parte de Brasília e segue até Fortaleza, cruzando o Tocantins – sendo, portanto, no interior do país. O plano prevê completar o anel com as fibras que cortarão a região “descendo” pelo lado mais próximo do litoral.

No Norte, serão implantadas 24 estações de telecomunicação no Pará, oito no Mato Grosso, 11 em Rondônia, três no Acre, duas no Amapá, sete no Amazonas e uma em Roraima – totalizando, portanto, 56 sites. O trajeto da Rede Norte contempla também municípios no Centro-Oeste, no Mato Grosso.