WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[14/12/12]  Integração entre rede da Telebras e anel de Campinas é concluída

Esta é a primeira conexão da Telebras em uma rede metropolitana

As redes de telecomunicações da cidade de Campinas (SP), Rede Digital Campinas (RDC), e da Telebras foram integradas para início da oferta de internet por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal. Com isso, Campinas passa a ser o primeiro a integrar a rede da empresa pública.

A sociedade anônima Informática de Municípios Associados (IMA), que faz a operação da RDC, e a Telebras trabalham há dois anos neste projeto. Neste período, a Ima, estruturou a Rede Digital Campinas (RDC), a partir de um anel ótico construído por ela própria, conectado à Rede da Prefeitura de Campinas, que inicialmente era utilizada pela Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CimCamp) e que, no momento, está sendo expandida para interligar todas as unidades da Secretaria Municipal de Educação.

Quando estiver concluída, esta rede terá cerca de 250 quilômetros de fibra óptica, abrangendo todas as regiões do município e passará a fazer parte do backbone, espinha dorsal da rede, da Telebras que hoje já conta com mais de 12 mil quilômetros de extensão, passando por 600 municípios em todo o Brasil.


Ao administrar a RDC, a IMA será um fornecedor de banda de internet no atacado para pequenos e médios provedores. Estes serão responsáveis pela chamada “última milha”, ou seja, a conexão do backhaul com os usuários finais. Com isso, a empresa buscará estimular o empreendedorismo, ao mesmo tempo em que viabiliza a chegada da banda larga em regiões do município que, por não serem financeiramente atrativas, não são atendidas pelas grandes operadoras.

À Ima caberá, ainda, o papel de provedor da “última milha” diretamente para órgãos públicos de diversos níveis de governo, um dos objetivos centrais do PNBL.

Caio Bonilha, presidente da Telebras, enfatizou a importância do acordo. “Este é um marco importante no processo de implantação do PNBL, pois a Telebras e a IMA são parceiros de primeira hora. Hoje estamos concretizando o primeiro acordo de cooperação técnica assinado entre a Telebras e um município dentro do Programa”, comemorou.

De acordo Bonilha, esta também é a primeira interligação do PNBL com uma rede metropolitana. “Uma das missões da Telebras é promover a interconexão das diversas redes de governos que estão espalhadas pelo Brasil. Já temos mais de 40 acordos com Estados e municípios brasileiros com este objetivo, mas esta é primeira conexão efetiva deste tipo que realizamos”, disse.

O presidente da IMA, Pedro Jaime Ziller, lembrou a importância do papel desempenhado pela Telebras para a inclusão Digital e a redução nos custos com conectividade no País. “Antes do PNBL, dois terços dos municípios brasileiros eram digitalmente mudos, não tinham acesso à banda larga. Em pouco tempo de operação, a Telebras já está mudando este quadro”, avaliou.

Para Ziller, processo similar vai acontecer em Campinas, pois existem áreas que não são atrativas para as grandes operadoras e que, a partir da parceria da IMA com provedores locais, passarão a ter acesso à banda larga.

Ele também lembrou que o programa vai possibilitar a redução de custos com conexão para os órgãos públicos instalados no município.

Tecnologia para municípios

Ao conectar o seu datacenter à rede do PNBL, a IMA, empresa especializada em desenvolver soluções de software para a administração pública, também pode levar, a custos menores, suas soluções para todas as cidades que estejam conectadas à rede da Telebras.

Pequenos municípios, que não têm como montar e manter uma infraestrutura que permita desfrutar dos benefícios que a tecnologia da informação proporciona, poderão, a partir de uma estrutura de computação em nuvem, acessar todas as soluções que Campinas, o quinto município mais digitalizado do País de acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais, tem à sua disposição.

“Com a parceria com a Telebras, a IMA torna-se o agente local de uma política desenvolvida nacionalmente pelo Ministério das Comunicações com o objetivo de derrubar as barreiras que dificultam o acesso da população à informação e aos serviços públicos digitais. Estamos muito orgulhosos de participar deste programa”, concluiu.

A Rede

O Anel Sudeste da rede de fibra óptica da Telebras chega a Campinas através das linhas de alta tensão de Furnas, onde a Telebras montou uma estrutura que permite a conexão, inicialmente através de um sinal de rádio em frequência licenciada, com capacidade banda de 200 Mbps, com a Prefeitura de Campinas. Em um futuro próximo, as duas redes serão conectadas diretamente através de fibra óptica.

Para que a conexão com o Paço Municipal fosse possível, foi necessário colocar uma antena repetidora na Cemei Carlos Gomes, no Bairro Carlos Gomes, distante cerca de 20 Km da Região Central.

Com a ligação, via rádio, entre Furnas e o Paço Municipal, há a conexão entre a Rede da Telebras e a Rede Digital Campinas (RDC), que é composta de um anel primário construído pela IMA e a rede da Prefeitura Municipal de Campinas, que inicialmente era utilizada pela Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CimCamp).

Programa Nacional de Banda Larga

O Programa Nacional de Banda Larga que prevê a prestação do serviço de internet de um Mbps ao valor máximo de R$ 35,00, já incluído o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou ao valor de R$ 29,90 nos estados em que não há cobrança do imposto, como é o caso de São Paulo. (Da redação, com assessoria de imprensa)