WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: PUCRS
[17/01/12]  Telebras se instala no Tecnopuc

A PUCRS e a Telebras firmaram convênio para a constituição e uso de rede de referência e laboratório de homologação de equipamentos e serviços. A informação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de janeiro. As instalações ocuparão metade do terceiro andar do Portal Tecnopuc e as obras de adequação da infraestrutura deverão ter início imediato. O laboratório, inédito no país, terá fundamental importância para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), sendo destinado a testes e certificação de infraestrutura de redes e para desenvolvimento de projetos de sistemas de telecomunicações destinados a atender as demandas do PNBL. O Centro de Pesquisa em Tecnologia Wireless da Universidade (CPTW) será o responsável pelo convênio e coordenará os projetos que envolverão nossa Instituição, sendo apoiado pela Agência de Gestão Tecnológica (AGT) na gestão dos mesmos.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Jorge Audy, "este convênio concretiza uma importante aliança estratégica com a Telebras, visando a implantação de um laboratório de referência na área de telecomunicações e redes no Brasil. No contexto da hélice tripla, com interação entre universidades, governo e empresas para o progresso da sociedade, será um espaço que envolverá diversos parceiros da Telebras no desenvolvimento e implantação do PNBL".

A aproximação com a Telebras teve início quando os pesquisadores do CPTW da Faculdade de Engenharia da PUCRS (Feng) colaboraram na concepção técnica do PNBL, em 2010. No ano passado, a Universidade, por meio da Feng e dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo), foi qualificada em Edital da Telebras como uma das instituições de pesquisa que poderá desenvolver projetos em parceria com a estatal, nas áreas de comunicações wireless e infraestrutura de redes.

As operações inicialmente vão envolver pesquisadores da PUCRS (professores, bolsistas de graduação e pós-graduação) e empresas de telecomunicações. Também estão previstos projetos em parceria com outras universidades. Segundo Audy, esta parceria propiciará uma qualificação da infraestrutura de pesquisa na área de telecomunicações na Universidade, permitindo oportunidades adicionais de formação acadêmica e profissional aos alunos na área.

As dependências da Telebras no Tecnopuc contarão com espaços destinados a atividades administrativas e desenvolvimento de projetos, além do laboratório em que será implantada a Rede de Referência da Telebrás. O laboratório terá investimento inicial de R$ 3,2 milhões. A parceria aproxima a Universidade da indústria e da população e representa mais uma ação efetiva de transferência de tecnologia ao setor de telecomunicações, sendo um projeto estratégico do governo brasileiro para o crescimento do país na área de telecomunicações, ampliando o acesso da sociedade brasileira às novas tecnologias da informação e comunicação.