WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Senado
[25/01/12]  Comunicações entram na lista de trocas

Brasília – Em um passo considerado estratégico por alguns integrantes da cúpula do PT, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, avalia deixar a pasta para organizar o partido na disputa pelo governo do Paraná em 2014. A saída dele ocorreria em meio à reforma ministerial iniciada pela presidente da República, Dilma Rousseff. Pelo planejamento traçado, Bernardo deixaria a Esplanada para assumir um posto no próprio estado, provavelmente em Itaipu binacional.

O diretor-geral brasileiro da estatal, Jorge Samek, abandonará o posto para concorrer à Prefeitura de Foz do Iguaçu. A hidrelétrica está localizada no Rio Paraná, entre Ciudad del Este, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no Brasil. A avaliação de alguns petistas é de que, ao atuar diretamente no Paraná, Paulo Bernardo poderá organizar melhor o partido para a disputa. A motivação dele seria ainda maior porque os dois mais cotados ao posto são a mulher, Gleisi Hoffmann – ministra da Casa Civil –, e o próprio Bernardo.

A campanha paranaense em 2014 promete ser acirrada. O governador Beto Richa (PSDB) é candidato natural à reeleição e conta com aprovação de 74% da população, o segundo maior índice do país entre governadores.

Caciques do PT ouvidos pelo Estado de Minas dizem que há três nomes cotados para substituir Paulo Bernardo: o senador Walter Pinheiro (PT-BA) e os deputados federais Paulo Teixeira (SP) e André Vargas (PR). A favor de Pinheiro conta o fato de ele ser considerado um nome técnico e ligado ao setor. O senador chegou a ser sondado para o mesmo posto pelo ex-presidente Lula, em 2007.

No caso do deputado Paulo Teixeira, atual líder da bancada na Câmara, conta o fato de ele ter ganhado uma aliada dentro do próprio Palácio do Planalto, ao cair nas graças da Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O terceiro nome, o de André Vargas, entra na disputa como uma forma de manter o ministério sob a cota do PT paranaense. Atualmente, Vargas ocupa o cargo de secretário de Comunicação do partido.