WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Computerworld
[28/01/13]  Banda larga popular da Oi chega a 2,4 mil cidades

A Oi fechou o ano de 2012 com presença em 2,4 mil municípios com ofertas Oi Velox nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Esse número, segundo a operadora, supera a meta de 1,9 mil cidades previstas para o ano passado.

Com esse resultado, a companhia atingiu 51% do total de municípios de sua área de atuação, em menos da metade do prazo fixado para atingir essa meta – até o final de 2014. A maior parte das localidades atendidas (cerca de 40%) está nas regiões Norte e Nordeste do País.

As cidades contempladas em dezembro estão distribuídas em sete estados: Bahia, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná. Ao todo, as ofertas do Oi Velox nos moldes do PNBL estão presentes em 24 estados, além do Distrito Federal.

O valor do serviço é fixado em 35 reais, mas nos estados que aderiram ao decreto de isenção do ICMS, a Oi oferece o produto a 29,90 reais. Já têm isenção do imposto os seguintes estados: Pará, Paraná, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

As ofertas seguem o que estabelece o Termo de Compromisso de Adesão ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), firmado pela Oi junto ao Ministério das Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Por iniciativa do governo federal, o PNBL orienta o processo de popularização da internet no Brasil. O foco é a ampliação do acesso à banda larga, promovendo a inclusão digital e reduzindo as desigualdades sociais e regionais no país, uma vez que alcança as mais remotas cidades brasileiras.

Na Oi, o cliente não precisa pagar pelo modem, cedido em regime de comodato. O cliente tem também a opção de escolher um provedor de acesso gratuito, conforme lista de empresas que atuam em parceria com a companhia, ou pagar por esse serviço, caso prefira um provedor que também seja parceiro da Oi, mas cobre pelo serviço.