WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Minicom - Origem: Telebras
[19/07/13]  Telebras e Governo de Rondônia assinam parceria para avançar com PNBL na região Norte

Porto Velho, 19/7/2013 – A Telebras e o Governo de Rondônia assinaram nessa quinta-feira (18) termo de ajuste que visa levar a todos os municípios do Estado uma infraestrutura de telecomunicações e consolidação do acesso à internet de alta velocidade por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Na primeira etapa do projeto, a Telebras vai disponibilizar banda larga de alta velocidade em uma rede de fibra óptica de 116 km, interligando 12 municípios, com 40 Mbps de capacidade de transporte de dados. Posteriormente, essa rede será ampliada para 230 km, chegando aos 52 municípios rondonienses.

Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que participou da solenidade de assinatura do ato em Porto Velho, o projeto é fundamental para o Governo Federal avançar com o PNBL na região Norte. "O país não se desenvolverá plenamente se não interligarmos a região Norte. A internet é uma ferramenta essencial para as pessoas, e a fibra da Telebras conectará escolas, hospitais, postos de saúde, comércio, residências. Este é um projeto visionário, de fazer um anel óptico de toda a região Norte, e as possibilidades de uso são infinitas", ressaltou o ministro.

O presidente da Telebras, Caio Bonilha, considerou o momento como "histórico", uma vez que na região Norte o acesso digital é mais precário. "Essa é a razão de ser da Telebras e do PNBL: consolidar o acesso à internet de melhor qualidade e alta velocidade a baixo custo em todo o país, promovendo a inclusão digital das camadas mais carentes da nossa população e estimulando o desenvolvimento econômico e social das cidades mais distantes. E a região Norte é estratégica nessa missão", ressaltou.

O governador Confúcio Moura destacou que a parceria com a Telebras é fundamental para promover a integração de Rondônia, interligando todos os municípios, com seus serviços essenciais, ao resto do mundo. "Este é um projeto ousado, atrevido, que busca promover a inclusão digital de toda a população de Rondônia e os seus serviços essenciais, como hospitais, escolas, entre outros. Não tenho dúvida de que esse projeto ajudará enormemente a promover o nosso desenvolvimento", destacou.

Para cumprir esse compromisso, a Telebras investiu mais de R$ 1,7 milhão na recuperação da rede. Em contrapartida, o governo do Estado também investiu quantia semelhante para viabilizar o projeto da Infovia Rondônia, que será estendido a todos os municípios, conectando todos os serviços estaduais, de escolas a hospitais, centros de saúde, serviços policiais, entre outros.

Para fazer a internet chegar aos hospitais, postos de saúde, escolas, residências ou ao comércio dessas cidades, a Telebras fechou parceria com três provedores de internet locais que levarão acesso aos usuários finais no prazo de até 60 dias. Essas parcerias serão ampliadas na medida em que a demanda aumentar.

Atualmente a Telebras dispõe de uma rede de fibra óptica de alta definição de mais de 25 mil quilômetros, interligando todas as regiões brasileiras. O objetivo da empresa é chegar, em um curto espaço de tempo, à maioria dos municípios brasileiros, promovendo uma verdadeira integração do Norte ao Sul do País, facilitando a comunicação de todos os brasileiros.

O PNBL - O Programa Nacional de Banda Larga foi criado pelo decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. Entre outros aspectos, o objetivo é expandir a infraestrutura e os serviços de telecomunicações, promovendo o acesso pela população e buscando as melhores condições de preço, cobertura e qualidade. A meta é proporcionar o acesso à banda larga a 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014 à velocidade de, no mínimo, 1 Mbps.