WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: PUCRS
[26/03/13]  Telebras Tecnologia é inaugurada na PUCRS

A Telebras e a PUCRS inauguraram na tarde desta terça-feira, 26 de março, a Telebras Tecnologia no Portal Tecnopuc. A cerimônia contou com as presenças do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, do governador do Estado, Tarso Genro, do Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet e do presidente da Telebras, Caio Bonilha.

A unidade abrigará, em 500m², o escritório da empresa na Região Sul e a Rede de Referência, que servirá como suporte na homologação de novos produtos da estatal. Roteadores, switches, rádios, bastidores de emenda e conexão ópticos, além de outros equipamentos que medem as condições de tráfego de dados serão testados no local. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade, Jorge Audy, o Centro atuará em três grandes frentes: para testes de novas tecnologias para aplicação no Plano Nacional de Banda Larga; na homologação de produtos desenvolvidos em projetos em parcerias e em novas tecnologias.

A Telebras Tecnologia integra o processo de descentralização da estatal. Para Clotet, a presença da estatal no Tecnopuc inaugura um novo período de qualidade e sucesso para o Parque Tecnológico, alinhado com o desenvolvimento das telecomunicações no País.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, lembrou que o governo está trabalhando no projeto do Plano Nacional de Banda Larga 2.0, que dará condições de universalizar a internet em todo o Brasil nos próximos anos. Para isso, ressaltou que é preciso apostar no desenvolvimento das redes de telecomunicações. "Esta é uma parceria na qual depositamos muita esperança, e que resgata parte das funções da Telebras na homologação de equipamentos, já que temos aqui no Tecnopuc uma rede de referência".

Alta tecnologia

O espaço foi todo construído seguindo as regras exigidas pela estatal, desde a instalação de equipamentos, cabeamento, até a refrigeração da sala da Rede de Referência - composto de 18 bastidores, onde estão instalados com as mesmas versões hoje em funcionamento na planta em operação, incluindo espaço para novos produtos, equipamentos e serviços para os testes de homologação. Há fontes, baterias e seis unidades de ar condicionado, cada um com 60 mil BTUs, que resultam em uma capacidade de 480 mil BTUs. Caio Bonilha, presidente da Telebras, lembrou que o Tecnopuc conta com ótimas condições para a instalação, além de ter apoiado e investido no projeto. "Aqui existe um cluster tecnológico extremamente importante para o desenvolvimento tecnológico do País, e muitos dos nossos fornecedores se encontram no RS".

Programa Nacional de Banda Larga

O PNBL, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, tem o objetivo de fomentar e difundir o uso e o fornecimento de bens e serviços de tecnologias de informação e comunicação, de modo a massificar o acesso a serviços de conexão à internet em banda larga, acelerar o desenvolvimento social e econômico e reduzir desigualdades.

Além disso, as ações querem facilitar o uso dos serviços do poder público pelo cidadão e aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileira.

O Programa prevê a prestação do serviço de internet de 1 Mbps ao valor máximo de R$ 35,00, já incluído o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou ao valor de R$ 29,90 nos estados em que não há cobrança do imposto.