WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[02/12/14]  Ministro critica Telebras e diz que implantar SAP não é baixar um app - por Luiz Queiroz e Suzana Liskauskas

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em evento da TIM, realizado nesta segunda-feira, 01/12, no Rio de Janeiro, disse que é preocupante o fato de a Telebras ter atrasado a apresentação do balanço. O Ministro foi duro ao criticar os problemas com a implantação do pacote de gestão empresarial SAP na área de contabilidade.

“Aparentemente fizeram uma grande bobagem na implantação do sistema de contabilidade. E estão sendo multados pela CVM. Quando fui secretário estadual de Fazenda, fiz uma migração para o SAP e fiquei um ano com dois sistemas rodando em paralelo. Mas eles acharam que podiam trocar como quem faz uma atualização de sistema no iPhone”, disparou.

Os problemas com a compra e o atraso na divulgação dos balanços foram revelados pelo blog Capital Digital (capitaldigitaldf.blogspot.com.br). A Telebras comunicou à CVM em 14/11 que as informações trimestrais não poderiam ser anunciadas em virtude de problemas com a implantação do ERP adquirido junto à multinacional alemã SAP, através da revenda Politec Tecnologia, que foi comprada pela espanhola Indra, responsável, agora, pela implantação.

A empresa admitiu ao Capital Digital que os dados financeiros de 2014 só deverão ser conhecidos no ano que vem. Também reconheceu que os atrasos provavelmente serão punidos com multa, como atestou o ministro Paulo Bernardo.O Sistema SAP foi adquirido pelo pregão 020/2012, realizado pela Telebras em junho daquele ano, durante a gestão do então presidente Caio Bonilha. O custo foi de R$ 11,7 milhões. Ao blog Capital Digital,o diretor diretor Técnico-Operacional, Paulo Eduardo Kapp, explicou porquê a SAP foi a vencedora do pregão. Também explicou as razões do atraso da implantação do ERP.

Procurada pelo portal Convergência Digital, a SAP fez um posicionamento, reproduzido abaixo:

A SAP informa que estão sendo utilizadas as melhores práticas de implementação do software de gestão (ERP), que já é amplamente utilizado pelas maiores instituições públicas do Brasil e do mundo, auxiliando-as a terem uma gestão mais eficiente e transparente. A empresa reitera que a solução já foi implementada, com sucesso, em mais de 200 projetos no setor público.