WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[15/01/14]  Nova subsidiária da Telebras terá sócia espanhola de cabo submarino

A empresa deverá ser criada até junho deste ano, para iniciar a construção do cabo submarino que vai ligar o Brasil à Europa

A Telebras vai constituir uma nova subsidiária - uma empresa de propósito específico- com a empresa espanhola IslaLink Submarine Cables e, provavelmente fundos de investimentos brasileiros, para a construção, lançamento e operação do cabo submarino que irá ligar o Brasil à Europa, e que foi aprovado ontem por seu conselho de Administração. A Telebras ficará com 35% das ações, a espanhola com 45% e o restante com fundos de investimento brasileiros, para configurar a empresa com o predomínio de capital nacional.

Conforme o presidente demissionário da Telebras, Caio Bonilha, os investimentos serão de US$ 185 milhões e o cabo deverá entrar em operação 18 meses após o início das obras, previsto para o segundo semestre deste ano.

Conforme Bonilha, e o novo presidente da Telebras, Francisco Ziober Filho, a construção deste cabo é estratégica, por questões de segurança e também comerciais. Segundo a empresa, existem hoje cinco cabos submarinos ligando o Brasil com os demais países do globo, sendo que quatro deles vão para os Estados Unidos e apenas um para a Europa, mesmo assim, todo ocupado com a demanda de voz, já que é mantido por um consórcio de 19 empresas. Além da segurança o cabo está sendo construído para fins comerciais, explicou Bonilha.

O executivo disse que a saída da estatal antes do fim de seu mandado - que acabaria em abril de 2015 - deveu-se a motivos pessoais e entende que, durante a sua gestão, conseguiu apoiar a tecnologia nacional. Não acredita que a sua saída trará problemas para o cumprimento das metas de atendimento aos estádios da Copa do Mundo pois, segundo ele, 75% das obras da Copa já estão prontas e a equipe da empresa está preparada para tocar o restante. Conforme o executivo, ainda falta a liberação de seis estádios de futebol onde ocorrerão os jogos para a Telebras construir a infraestrutura para a transmissão dos sinais de TV. ( Da redação).