WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[14/07/14]  Minicom: Redes de Telecom funcionaram na Copa 2014 - por Luís Osvaldo Grossmann

A ‘Copa das Copas’ foi festejada pelo governo nesta segunda-feira, 14/7, um dia depois de a Alemanha levar o caneco. No campo das comunicações, Paulo Bernardo listou os feitos da Telebras e das operadoras privadas e comemorou os bilhões de ‘curtidas’ e ‘tuítes’.

Como lembrou o ministro, o principal compromisso formal com a Fifa no campo das comunicações tratava da transmissão das imagens, operação que foi transferida à Telebras e envolveu uma infraestrutura de 15,2 mil km de fibras ópticas não só nos estádios mas centros de treinamento, áreas da Fifa.

“Em 517 horas de transmissão não teve nenhuma interrupção”, destacou Paulo Bernardo, ao também mencionar que foram 166 terabytes de tráfego ao longo do campeonato. Dentro das arenas também houve grande uso das redes, nesse caso privadas, com 26,7 terabytes e 4,4 milhões de ligações telefônicas.

Ainda ao tratar do desempenho das operadoras privadas, o ministro mencionou a instalação “antenas de 2G, 3G e 4G em todos os estádios, reforçamos a instalação nas cidades sede e regiões metropolitanas. Foram instaladas 15.002 antenas de telefonia móvel 3G e 4G, sendo 3.274 dentro dos estádios”.

Os visitantes estrangeiros – o país recebeu 700 mil turistas em junho – também parecem ter se comunicado sem maiores dificuldades. Segundo Paulo Bernardo, 16.173 mil compraram chips e 341,8 mil se valeram de planos de chamadas em roaming.

O ministro também comemorou a venda de aparelhos de TV – 8 milhões, com previsão de chegar a 20 milhões em 2014 – e o ‘sucesso’ na Internet. “Como disse diretor do Facebook, foi maior evento de redes sociais do planeta”, disse Paulo Bernardo. A CDTV, do portal Convergência Digital, disponibiliza a apresentação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.