WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Blog Capital Digital
[28/11/14]  Telebras admite que SAP ainda não foi implantado e atrasará balanço - por Luiz Queiroz

Fui procurado ontem (27) pelo diretor Técnico-Operacional, Paulo Eduardo Kapp, que me fez alguns esclarecimentos sobre o fato de a Telebras ainda não ter entregue o seu balanço financeiro, por conta de demora na implantação de um ERP da multinacional alemã SAP.

Primeiro, esclareceu que o atraso na entrega do balanço financeiro não está relacionado ao do ano de 2013. Este foi divulgado este ano e encontra-se no site da Telebras.

Segundo ele, o balanço financeiro de 2014, com os dados parciais de cada trimestre (ITRs) é que encontra-se atrasado na divulgação e a perspectiva é de que todos os dados somente serão conhecidos no ano que vem.

Kapp também informou que a Comissão de Valores Mobiliários está ciente do problema e, embora ainda não tenha se pronunciado oficialmente, a tendência é de que a Telebras acabe recebendo uma multa pelo atraso na divulgação dos ITRs.

No dia 14 de novembro a Telebras informou à CVM que apesar dos esforços, as informações trimestrais não poderiam ser anunciadas pela empresa, em virtude de problemas com a implantação do ERP adquirido junto à SAP, através da revenda Politec Tecnologia, empresa nacional adquirida pela multinacional espanhola Indra.

Porém reiterava que "o faturamento e as receitas continuam crescentes e as liquidações de despesas correntes continuam a ocorrer na mais absoluta normalidade", assim como, "o pagamento a fornecedores". Acrescentou que o Planejamento Estratégico da empresa também permanece em pleno andamento.

Paulo Kapp também fez uma série de considerações para desmentir o teor da nota deste blog, que pode ser acessada mais abaixo, sobre o processo de compras do ERP, e também sobre a atuação da então gerente de TI, Marlise Kroth Lippert, embora alegue que sua diretoria não era responsável diretamente pela compra, na época (2012).

* Devido ao tamanho do conteúdo, dedicarei o assunto em novos "posts" que serão publicados ainda hoje. Aguardem, mas adianto desde já que há controvérsias entre o que foi declarado por Kapp e o que este Blog apurou a partir de então.