WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Portal Brasil
[03/12/15]  Novo cabo submarino facilitará comunicação entre Brasil e Europa

Com 5,9 mil km de extensão, o investimento será de US$ 250 milhões

A Telebras, responsável pelo desenvolvimento do cabo em parceria com a Islalink, apresentou, na terça-feira (1º), os detalhes do projeto para o ministro das Comunicações, André Figueiredo. Ele explicou que as obras devem começar em 2016.

Com 5,9 mil km de extensão, o cabo vai permitir a transmissão de 30 terabits por segundo. Vai partir de Santos, em São Paulo, com um hub (difusor de dados) em Fortaleza, no Ceará, e chegará até Sines, em Portugal. Também permitirá o acesso aos Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) nas cidades de Frankfurt, Amsterdã, Londres e Paris. Segundo a Telebras, o cabo também poderá ser ancorado na Guiana Francesa, Cabo Verde, nas Ilhas Canárias e em Madeira.

Para Figueiredo, a infraestrutura é estratégica para facilitar as comunicações entre os continentes e ligar o Brasil aos principais pontos de tráfego do mundo. "É importante fazer com que o Brasil seja esse canal de conexão, essa porta de entrada e saída de informações que são trocadas entre Europa e América Latina sem necessidade de passar pelos Estados Unidos como acontece hoje", afirma.

"Estamos finalizando as especificações técnicas para lançar um projeto de seleção para receber propostas de fornecedores e, com isso, selecionar a empresa que vai implantar o cabo. A nossa expectativa é que possamos iniciar essa etapa entre março e abril do ano que vem", disse Bittar.

"O cabo submarino é um investimento muito importante que depende de parcerias. É um projeto estratégico para organizações de pesquisa e educação e para a comunidade comercial. É um projeto que vai ajudar a ter uma ligação mais rápida e direta entre América Latina e Europa", destacou o presidente da Islalink, Alfonso Gajate.