WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[06/02/15]  Satélite da Visiona terá dois centros de operações espaciais

Haverá cinco estações terrenas (Gateways) a serem construídas em Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Campo Grande e Salvador.

Os dois Centros de Operações Espaciais ((COPEs) do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, serão construídos em áreas militares em Brasília e outro no Rio de Janeiro. O COPE principal ficará em Brasília, no Sexto Comando Aéreo Regional, próximo ao Aeroporto Juscelino Kubitschek. O outro, COPE secundário, será construído na Estação de Rádio da Marinha, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

Os dois centros vão operar o satélite SGDC que está em desenvolvimento na França pela Thales Alenia Space, sob a coordenação da Visiona Tecnologia Espacial e fiscalização das equipes da Telebras e do Ministério da Defesa. Além disso, haverá cinco estações terrenas (Gateways) a serem construídas em Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Campo Grande e Salvador.

O COPE principal terá 11 mil m² de área construída, composto por cinco edifícios, em um projeto arrojado e inovador. O prédio técnico operacional terá um centro de processamento de dados – datacenter, e um centro de operação de rede – NOC. A previsão de início das obras será no segundo semestre de 2015.

A empresa Fox Engenharia, vencedora da licitação de elaboração do projeto executivo, está desenvolvendo o projeto de infraestrutura crítica, com as especificações técnicas e as planilhas de serviços e materiais com os respectivos preços para o orçamento estimado da obra. O projeto de arquitetura e a topologia da solução elétrica já estão concluídos e aprovados.

Acompanhando todo o trabalho está uma Comissão de Fiscalização, formada pela Telebras (representando o Ministério das Comunicações) que tem como presidente Sebastião do Nascimento Neto, gerente do Projeto SGDC, e João Luiz Ramalho como gerente de Contrato e responsável pela definição da infraestrutura crítica dos Centros e Gateways; e uma equipe multidisciplinar formada pelos colaboradores das Gerências da Diretoria Técnica-Operacional da Telebras e do Ministério da Defesa (MD), representado pelo CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), que oferece suporte técnico a partir de seus arquitetos, engenheiros civis e engenheiros eletrônicos; por militares do NUCOPE (Núcleo do Centro de Operações Espaciais Principal), além de representantes da empresa Vision. ( assessoria de imprensa).