WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Baguete
[24/02/16]   EllaLink contrata ex-Samsung como CEO

A EllaLink, joint-venture formada pela espanhola IslaLink e a Telebras, acaba de anunciar Joao Pedro Flecha de Lima como seu CEO. Desde 2013, Lima atuava como head da divisão mobile da Samsung.

Antes, ele atuou na Huawei por 13 anos, deixando a empresa quando cumpria a função de vice-presidente.

Na EllaLink, o executivo será responsável por liderar a construção, manutenção e operação de um cabo submarino ligando o Brasil e a Europa, que estará à disposição dos provedores de serviços e conteúdo.

Para viabilizar o projeto, a Telebras e a Islalink preveem investimentos de US$ 185 milhões.
O projeto amplia a infraestrutura de comunicações brasileira, interligando as cidades de Fortaleza, Santos e Lisboa, e permitirá que o Brasil e demais países da América do Sul tenham acesso direto a alguns dos maiores Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) do mundo, localizados nas cidades de Londres, Amsterdã, Frankfurt, Paris, Lisboa e Madri.

“O acesso direto e rápido aos maiores PTTs mundiais ampliará a oferta de telecomunicações no país, especialmente em setores com demandas críticas de latência como ciência e tecnologia, computação em nuvem e mercados financeiros e, consequentemente, aproximará Brasil e Europa”, diz João Pedro Flecha de Lima

A entrada em operação do cabo está prevista para 2017 e terá capacidade total de 30 terabits por segundo, iniciando a operação com 500 gigabits.
O cabo submarino Brasil-Europa será interligado ao backbone da Telebras, hoje com mais de 25 mil km ligando todas as regiões brasileiras, que por sua vez terá conexão com a rede de fibra óptica dos países sul-americanos vizinhos.