WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[15/07/16]  Dataprev contrata rede da Telebras por R$ 2,1 milhões

A Dataprev assinou nesta sexta­feira, 15/7, em Brasília, a contratação da Telebras para fornecimento de circuitos de acesso à internet, que vão atender aos três data centers da estatal, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. O contrato, no valor de R$ 2,1 milhões e tem validade de 12 meses.

Atualmente, a Dataprev conta com dois links de comunicação para internet em cada um dos três datas centers, nos quais a prevenção a ataques DDoS é feita por firewalls instalados pela própria empresa. Um desses circuitos, em cada data center, será substituído pelo da Telebras, com bandas de 500 Megabits por segundo – no Data Center Distrito Federal (DCDF) e no Data Center Rio de Janeiro (DCRJ) –, e com 300 Mbps no Data Center São Paulo (DCSP).

O contrato com a Telebras tem prazo de 12 meses, renovável por mais um ano. Além de maior colaboração entre as duas empresas, a parceria levou em conta o Decreto 8.135/2013, segundo o qual serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação de órgãos ligados à administração pública federal direta, autárquica e fundacional devem ser prestados por meio de redes e serviços fornecidos por entidades da própria administração pública.

O Decreto 8.135/13 prevê que “as comunicações de dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão ser realizadas por redes de telecomunicações e serviços de tecnologia da informação fornecidos por órgãos ou entidades da administração pública federal, incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista da União e suas subsidiárias”.

A Dataprev - que foi incorporada pelo Ministério da Fazenda - ainda não tem o seu destino fechado no governo interino de Michel Temer. Inclusive, Rodrigo Assumpção, que comandou a estatal no governo Dilma segue à frente da empresa e à espera do substituto, conforme revela em entrevista exclusiva à CDTV, do portal Convergência Digital.

*Com informações da Asssessoria da Dataprev