WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: O Antagonista
[20/07/16]  Empresa de ex-assessor da Telebras vence contrato na... Telebras

No ano passado, Dilma Rousseff nomeou para o comando da Telebras o petista Jorge Bittar, que tinha como um dos seus principais assessores o engenheiro Ronald Valladão.

Bittar foi encarregado por Dilma de garantir a expansão da banda larga para todo o país, por meio de um satélite brasileiro.

O plano inclui a compra de um satélite e de estações terrestres – cinco centrais de grande porte com antenas e cerca de 60 mil estações remotas – num custo superior a R$ 2 bilhões.

Depois de cancelar a primeira licitação feita em 2015, Bittar realizou nova concorrência em junho passado. Sagrou-se campeã dos dois lotes, orçados em R$ 400 milhões, a empresa EMC Connected.

A EMC Connected tem como diretor-geral o mesmo Ronald Valladão, que foi assessor de Bittar. Valladão disse a O Antagonista que não vê conflito de interesses no episódio, pois deixou a Telebras em setembro de 2015 e entrou na EMC apenas em abril deste ano.

Ele disse ainda que cuidava na Telebras do projeto de cabos submarinos, sem qualquer relação com o projeto do satélite. A vitória da EMC está sendo contestada pelos concorrentes. Valladão garante que tudo foi feito dentro da lei. O caso corre em sigilo.

Bittar foi mantido no cargo pelo ministro Gilberto Kassab com apoio de Michel Temer.

Ata de um dos lotes da concorrência