WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2018

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[09/08/18]  Oi questionou na Justiça contrato da Telebras com a Dataprev - por Samuel Possebon

Além da batalha no Tribunal de Contas da União, onde a Telebras evitou uma segunda cautelar questionando seus contratos com o governo, a estatal também já havia tido uma vitória contra a Oi na semana passada, em uma ação judicial semelhante ao que se discute no TCU.

A Oi foi à Justiça Federal de Brasília em maio questionar a escolha da Telebras pela Dataprev no processo de contratação realizado no ano passado. Na ocasião, a Telebras levou o contrato de quase R$ 300 milhões com base na dispensa de licitação baseada em Segurança Nacional prevista no Decreto 8.135/2013.

A Oi, que vinha participando de outro processo licitatório da Dataprev com o mesmo objeto, questionou um ano depois a utilização do decreto, já que não haveria justificativa de Segurança Nacional, ainda mais considerando que ela mesma já era a fornecedora da infraestrutura.

No dia 1 de agosto a Justiça arquivou a ação, sem entrar no mérito. A juíza Luciana Tolentino de Moura alegou que a Oi não era parte do processo que especificamente contratou a Telebras, e sim de outro processo licitatório, e que portanto não caberia naquele tipo de ação o pedido de tutela baseado em direito jurídico desrespeitado, mas apenas em perda econômica. Para isso, a Oi deveria buscar uma ação civil pública ou ação popular.